Releases Anip

ANIP reforça a importância do cuidado com a segurança no Maio Amarelo

Em apoio ao movimento em todo o país, a associação elencou dicas para o motorista rodar com segurança nas ruas e rodovias
São Paulo, Maio de 2018 – O mês de maio está chegando ao fim e a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) alerta que o cuidado com a segurança deve ser prioridade durante todo o ano! Junto ao Movimento Maio Amarelo, que este ano traz o slogan “Nós Somos o Trânsito”, os objetivos são conscientizar a população sobre a segurança viária e diminuir o número de acidentes de trânsito.
Embora 90% dos acidentes sejam causados por falha humana, segundo pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o cuidado com a manutenção veicular é uma importante medida para reduzir o risco de acidentes. Únicos pontos de contato com o solo, os pneus exercem um papel essencial para garantir a segurança nas ruas e estradas, e mantê-los em boas condições é uma responsabilidade de todos.
Para apoiar a campanha nacional e divulgar boas práticas de segurança no trânsito, a ANIP elencou uma série de dicas e informações para tornar a sua viagem mais segura. Veja abaixo:
– Calibre seus pneus: os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indicação do manual do veículo e indicações do fabricante. A baixa pressão é especialmente nociva, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. A pressão deve ser regulada com os pneus frios.
– Balanceamento e alinhamento: o balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados, quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.
– Faça o rodízio de pneus: o rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, além de trazer mais estabilidade e eficiência. No caso de pneus diagonais de passeio, o rodízio deve ser feito a cada 5.000 quilômetros rodados. Já para os pneus radiais de passeio, deve ser realizado a cada 8.000 quilômetros.
– Não circule com pneus abaixo do limite de segurança (pneus “carecas”): o Tread Wear Indicator (TWI) é uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
– Não esqueça do estepe: o estepe é tão importante quanto os pneus que estão sendo usados e deve estar em boas condições para uma eventual troca.
– Chuva forte? Reduza a velocidade: a atenção deve ser redobrada em dias de chuva. A aquaplanagem pode fazer com que se perca o controle do veículo, principalmente se os pneus estiverem carecas. Em caso de chuvas fortes, reduza a velocidade.
Sobre o Movimento Maio Amarelo 
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil e tem o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.