Releases Associadas

Bridgestone celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Empresa inaugura Centro de Educação Ambiental em Camaçari e desenvolve atividades sustentáveis em todas as suas unidades no país

São Paulo, 05 de junho de 2019 – A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrando o lançamento do Centro de Educação Ambiental (CEA) em sua unidade localizada em Camaçari, Bahia. No local, serão desenvolvidas atividades para alunos de escolas públicas, técnicas e ensino superior para estimular uma reflexão crítica sobre os problemas ambientais e transformar os participantes em disseminadores do tema.

Como parte de seu compromisso global de responsabilidade social, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone trabalha continuamente por uma sociedade mais sustentável, com o intuito de ajudar a garantir um meio ambiente saudável para as gerações atuais e futuras. A Área Prioritária Meio Ambiente baseia-se em três princípios: trabalhar em harmonia com a natureza; conservar os recursos naturais e reduzir as emissões de carbono.

Programas fabris de meio ambiente

Em sintonia com o Nosso Jeito de Servir, a fábrica de Santo André – SP implementou em 2014 o Projeto Água de Reúso (proveniente da ETE ABC) e a utilização de efluentes tratados internamente. Estas ações apresentaram diminuição no consumo de água de fontes naturais (rios e aquífero) de 2,24 metros cúbicos em 2014 para 0,43 metros cúbicos em 2018 (redução de mais de 5x do consumo de 2014).

Na unidade de Camaçari – BA, a companhia alcançou uma redução importante nos últimos 4 anos (2014/2018) no consumo de água (-46%) e energia (-17%), redução da emissão de CO2 (-26%) e aumento expressivo na reciclagem em seus processos (+14%). A empresa também conseguiu reduzir pela metade as perdas e resíduos ao longo do processo produtivo na unidade. Atualmente, a planta recicla 99,6% dos resíduos orgânicos gerados na fábrica.
Desde 2016, na planta de Campinas – SP, a água dos aparelhos de ar condicionado é reaproveitada para abastecer o tanque de combate a incêndio. A cada mês, cerca de 3 mil litros de água são captados desta forma.

Em Mafra – SC, regularmente são realizadas palestras e diálogos visando a redução do consumo de água no ambiente industrial. Esta ação, somada a outras medidas de melhoria implantadas na unidade, diminuiu em 20% o consumo de água da planta.

Em virtude dos trabalhos de reutilização e reciclagem de materiais, reaproveitamento da água e eficiência energética realizados, o Centro de Distribuição Ecopia da Bridgestone, localizado na cidade de Mauá – SP, recebeu a certificação LEED
(Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela U.S. Green Building Council. O selo reconhece e atesta as construções e edificações que são planejadas, construídas e operadas seguindo os mais eficientes padrões de sustentabilidade.

O nome do Centro de Distribuição foi escolhido com base na linha de pneus da Bridgestone chamada Ecopia, cujos produtos são projetados com materiais que minimizam a resistência ao rolamento, aumentam a eficiência energética e ajudam a diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2).

Além disso, todas as unidades da companhia no Brasil desenvolvem ações que visam a redução do consumo de água, energia elétrica e emissão de CO2.

Recapagem – Solução sustentável

Outra atividade importante ao meio ambiente é realizada pela Bandag, empresa da Bridgestone e líder mundial na pesquisa, desenvolvimento e recapagem de bandas de rodagem. A Bandag colabora com a reciclagem ao aumentar a vida útil da carcaça, evitando assim que milhões de pneus de caminhões e ônibus sejam descartados de forma errada.

Visão Global para 2050

Em maio de 2012, o Grupo Bridgestone definiu uma visão ambiental de longo prazo para 2050 em diante. Essa visão busca alcançar um equilíbrio entre as operações de negócios e a proteção ambiental por todas as empresas do Grupo.

O Grupo está reduzindo as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida de seus produtos, desde a aquisição de matérias-primas até a fabricação, distribuição, uso e descarte ou reciclagem, para contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.