Releases Associadas

Bridgestone inova com lançamentos em equipamento original

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, é também a principal fornecedora de pneus para a BMW. A empresa tem expandido os limites da oferta e demanda regulares com a sua mais recente tecnologia para pneus. Um exemplo disso é o lançamento das novas Séries X5, 8 e 3 da BMW, todas com pneus Bridgestone como equipamento original.

Pneus feitos sob medida
O número de pneus Bridgestone usados pela BMW cresceu continuamente desde a primeira parceria entre as duas empresas em 1995. Agora, em todo o mundo, a Bridgestone fornece equipamento original para a BMW, que abrange cada medida de pneu usado em toda a frota da montadora. Cada fornecimento de pneus Bridgestone para equipamento original foi especificamente desenvolvido para cada tipo de veículo – um processo que normalmente leva mais de dois anos. Isto possibilitou à Bridgestone diminuir a resistência ao rolamento a níveis inéditos, reduzindo o consumo de combustível e aperfeiçoando a vida útil do pneu. Ao mesmo tempo, a Bridgestone continuou a desenvolver suas tecnologias em termos de segurança, frenagem, dirigibilidade e conforto. Isso sem falar da tecnologia Run-Flat que permite que os veículos continuem rodando com o pneu furado, e da inovadora tecnologia “ologic”, desenvolvida especificamente para atender às demandas exclusivas de veículos elétricos como o BMW i3, i3s e i8.

Suporte para produtos de luxo da próxima geração
Durante o desenvolvimento dos pneus para o BMW X5, ficou claro que os pneus precisariam oferecer toda a comodidade nas viagens com o veículo. A Bridgestone, então, apresentou pneus que colaboram com os amortecedores controlados eletronicamente, a suspensão traseira de cinco elos e a suspensão pneumática ajustável ao SUV com tração nas quatro rodas.

Após ajustes e testes, oito pneus Bridgestone, com medidas que variavam entre 18” a 21”, foram aprovados pela BMW como equipamento original para o X5 na Europa. O pneu Alenza 001 foi confirmado como um pneu de verão devido ao seu excelente desempenho, controle superior e resposta excepcional em condições húmidas e secas. Já o Blizzak LM001, conhecido pela excepcional capacidade de tração e desempenho em neve e granizo, foi aprovado como pneu de inverno. Alguns desses modelos apresentam a tecnologia Run-Flat da Bridgestone.

Projetado para o conforto e desempenho esportivo
Para a nova Série 8, a Bridgestone desenvolveu pneus que destacam o conforto e o desempenho esportivo do veículo. A equipe de P&D desenvolveu pneus que superam qualquer expectativa. Por meio de um processo inovador, eles combinaram materiais exclusivos para a criação de um composto de pneu que proporciona excelente aderência em condições úmidas e secas e rigidez, o que ajuda nas curvas e proporciona o desempenho adequado. A Bridgestone está satisfeita pela aprovação do uso do Turanza T005 e do Potenza S007 como equipamento original na Série 8, incluindo diversos modelos que apresentam a tecnologia Run-Flat.

Pneus inovadores com virtual design
Para os pneus da Série 3 da BMW, a Bridgestone usou o software 3D Virtual Design para analisar e ajustar a distribuição de pressão e o formato do pneu. Este método também permitiu que as aderências molhada e seca fossem aperfeiçoadas. Outro fator importante nessa inovação é um novo composto que aperfeiçoa o controle de temperatura e a dispersão de materiais para otimizar o desempenho. A Bridgestone também reduziu a resistência ao rolamento de tal forma que foi avaliada como a melhor de sua categoria.

Todos estes aspectos deixaram a Bridgestone satisfeita com as respostas e, com isso, o pneu Turanza T005 foi escolhido para o verão, o Blizzak LM001 para o inverno, e o LS100A para ser usado em todas as estações, com a tecnologia Run-Flat inclusa em 11 dos 17 pneus.

Pronta para o Futuro
Mark Tejedor, vice-presidente de equipamento original da Bridgestone EMEA, está satisfeito com a colaboração e o trabalho realizado entre as duas empresas. “O que conseguimos em parceria com a BMW aborda os desafios atuais e nos ajuda a otimizar a tecnologia, especialmente em termos de segurança e desempenho.”

“Estamos ansiosos para continuar a parceria entre a Bridgestone e a BMW na fabricação de diversos veículos da montadora que serão lançados em 2019.”