Releases Associadas

Goodyear recomenda avaliação preventiva antes e depois das férias

Alinhamento, balanceamento, calibragem e conferência da profundidade dos sulcos estão entre os principais itens de verificação

São Paulo (SP), 10 de janeiro de 2018 –  A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e companhia que completa 100 anos de Brasil, recomenda que o motorista verifique antes de viajar o estado de conservação dos pneus e dos principais itens do automóvel. Os pneus merecem uma atenção especial, pois eles são o principal contato do veículo com o solo. Entre as principais premissas que a Goodyear recomenda estão a calibragem, com a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo, a verificação do indicador de desgaste da banda de rodagem, a conferência do alinhamento e, por fim, o balanceamento.

A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do componente e, consequentemente, sua durabilidade. O motorista deve calibrá-los de acordo com o indicado no manual do fabricante ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou na tampa de abastecimento do tanque de combustível. Outro item que deve ser checado é o estepe.

Também é mandatório ficar atento às condições dos pneus. Quando a profundidade dos sulcos for inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar o risco de aquaplanagem.

O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando o motorista sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado. O procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos em que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro.

Já o balanceamento envolve uma análise do pneu e da roda. O procedimento consiste em equilibrar as forças geradas pelo conjunto em rotação. Geralmente quando não há balanceamento, ocorrem trepidações no volante em velocidades acima de 60 km/h, gerando deterioração do pneu e comprometimento da capacidade de frenagem.

A recomendação da Goodyear é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada cinco mil quilômetros ou a cada seis meses.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 100 anos. No mundo, emprega cerca de 64.000 pessoas e fabrica seus produtos em 48 instalações em 22 países.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:

 Site: www.goodyear.com.br/

Twitter: https://twitter.com/goodyearbr/

Facebook: www.facebook.com/goodyearbr

Instagram: https://www.instagram.com/goodyear_brasil

 

Goodyear do Brasil – Relações Públicas

Maria Tereza Meireles maria_tereza@goodyear.com

 Informações para imprensa – Ideal H+K Strategies

Rodrigo Samy: rodrigo.samy@idealhks.com / (11) 4873-7900