Releases Associadas

Pirelli e Alfa Romeo juntas para uma direção rápida, divertida e segura

A PIRELLI TORNA-SE PARCEIRA TÉCNICA DO “ALFA ROMEO DRIVING ACADEMY” QUE REVELA OS SEGREDOS POR TRÁS DA DINÂMICA DE TODOS OS ALFA ROMEO

Milão, 26 de novembro de 2018 – A colaboração histórica entre Alfa Romeo e Pirelli abre um novo capítulo hoje, com a parceira técnica entre a fabricante de pneus e a montadora no seu evento “Alfa Romeo Driving Academy”, na pista de testes do grupo FCA em Balocco. Isto revela os segredos por trás da dinâmica avançada dos veículos da Alfa Romeo. Testes em pista e inovações técnicas (da suspensão para os pneus) explicam como a última geração de carros da Alfa Romeo reconquistou seu lugar de direito no topo da classe premium.

UMA COLABORAÇÃO RECORDE

O Alfa Romeo 158 de 1950, o primeiro carro a vencer uma corrida e o campeonato de Fórmula 1, foi equipado com pneus Pirelli. Pilotado pelo lendário Nino Farina, o Alfa contou com a borracha igualmente lendária do Pirelli Stella Bianca. Em 2013, o Alfa Romeo 4C venceu vários supercarros para conquistar um recorde de Nürburgring-Nordschleife, colado à pista graças a sua borracha do Pirelli P Zero Trofeo R, enquanto que em 2016 o P Zero Corsa ajudou o Giulia Quadrifoglio a se tornar o sedã mais rápido no circuito icónico. Apenas um ano mais tarde o Stelvio Quadrifoglio conquistou o Nordschleife com pneus P Zero para conquistar o registro de SUV mais rápido do mundo.

DESDE 2014, PNEUS PIRELLI ESPECIAIS PARA A ALFA ROMEO

A longa relação entre duas companhias famosas de Milão, Alfa Romeo e Pirelli, é marcada por histórias de sucesso, vitórias, carros e pessoas. Por estas razões, também, a Pirelli introduziu os pneus marcados ‘AR’ em 2014, para identificar produtos desenvolvidos especificamente para a Alfa Romeo: e não só para os carros mais poderosos da gama. No total, agora são 43 homologações de pneus Pirelli para Alfa Romeo e 33 pneus marcados: criado como resultado de um programa de desenvolvimento paralelo entre o carro e seus pneus. Esta filosofia sob medida é usada por todos os principais fabricantes de automóveis premium e prestígio, com até três anos de pesquisa e desenvolvimento necessário da Pirelli, fazendo milhares de horas de testes realizados em laboratórios e pistas, para não mencionar os cerca de 180 protótipos e 4.000 pneus de desenvolvimento. Este processo ocorre para cada pneu marcado com um símbolo que denota um fabricante.

Cada modelo da gama atual da Alfa Romeo, incluindo os carros mais emblemáticos do passado recente, tais como o 8C Competizione, tem um pneu da Pirelli desenvolvido especificamente para ele de forma conjunta entre as duas empresas. Os modelos Quadrifoglio em particular, Giulia e Stelvio, usam pneus Pirelli P Zero exclusivamente como equipamento original.

COMBINAÇÃO PERFEITA: PIRELLI E ALFA ROMEO

Além do próprio campo de provas da Pirelli, o centro de testes de Balocco, construído pela Alfa Romeo na década de 1970 e depois incorporada ao grupo FCA, era um dos lugares onde ocorreu o desenvolvimento compartilhado de carros Alfa e pneus. Então para a Pirelli isto marca um retorno notável para o local, desta vez como parceiro técnico na Academia de Pilotagem da Alfa Romeo. Foi também uma oportunidade para destacar as diferenças técnicas entre os pneus marcados e não marcados, que muitas vezes podem ser vistos mesmo com o olho nu: estruturas, compostos e materiais reforçados em pneus marcados são projetados especificamente em cada ocasião para complementar as características dos carros que estão instaladas. Como o AR-marcado Cinturato P7, que usa uma construção especial em Nylon e Kevlar de zero grau para oferecer estabilidade em alta velocidade, enquanto outras variantes usam uma cintura para maior conforto, ou cintura dupla de aço reforçado para melhorar as manobras mais suaves. Os pneus Pirelli homologados para a Alfa Romeo vão desde os produtos de verão, como o Cinturato P7, à esportivos como os P Zero e P Zero Corsa, para não mencionar os pneus de inverno e a gama para toda temporada. Além disso, a tecnologia Run Flat foi recentemente introduzida para algumas versões da Giulia.

É uma abordagem sob medida para produção de pneus, garantida por mais de 1.800 engenheiros que trabalham no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, 31 colaborações com universidades e 6,5% da receita de produtos de alto valor reinvestidos anualmente em pesquisa e desenvolvimento. Isso resume a estratégia da Pirelli de “Perfect Fit”, criada para fornecer todos os carros com o melhor pneu possível.