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Pirelli: treinos livres do GP do Japão de Fórmula 1

CERCA DE 0.5 SEGUNDO SEPARA OS PNEUS MÉDIO DO MACIO E 0.7 DO MACIO PARA O SUPERMACIO

OS TRÊS COMPOSTOS TIVERAM FORTE DESEMPENHO NA PISTA SECA DE SUZUKA, COM LEWIS HAMILTON SENDO O MAIS RÁPIDO UTILIZANDO O SUPERMACIO

EQUIPES RECOLHEM INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE AS CONDIÇÕES DA PISTA, USANDO DIFERENTES PNEUS E NÍVEIS DE COMBUSTÍVEL

Suzuka, 5 de outubro de 2018 – Ao contrário do que mostrava a previsão do tempo, as condições climáticas permaneceram secas durante os treinos livres em Suzuka, com todos os três pneus slicks tendo bom desempenho e o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, sendo o mais rápido com o supermacio: superando os tempos dos treinos livres do ano passado em condições de clima ameno. A superfície da pista mostrou-se um pouco mais agressiva neste ano do que o esperado, possivelmente devido aos recentes tufões que limparam o traçado. Isso pode acelerar o desgaste e a degradação dos pneus, com as equipes fazendo avaliações durante o treino livre utilizando os três compostos com diferentes níveis de combustível. Alguns casos de formação de bolhas foram observados durante as sessões, mas isso afetou apenas um pequeno número de pilotos. O trabalho realizado será particularmente importante se chover amanhã como é esperado, limitando o tempo de pista seca. Para a corrida no domingo, a expectativa é de clima seco e mais quente do que o visto hoje.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “As equipes se beneficiaram do tempo inesperadamente seco para coletar muitas informações sobre os três compostos aqui, em uma superfície ligeiramente mais agressiva do que o previsto, com cada pneu potencialmente fazendo parte de uma estratégia de corrida viável para o domingo. Isso, obviamente, inclui o supermacio como a escolha mais macia no Japão, neste fim de semana, sendo muito menos extrema do que o pneu hipermacio, indicado nas duas últimas corridas. Isso significa que haverá uma abordagem diferente para a estratégia e escolha de pneus, quando se trata de se qualificar bem, como já visto pelas escolhas muito misturadas feitas pelas equipes em suas seleções de pneus para este Grande Prêmio. Ainda há alguns pontos de interrogação a serem considerados, especialmente se as condições climáticas da corrida no domingo forem bem diferentes de hoje ou de amanhã, por isso é difícil fazer previsões mais detalhadas no momento”.

TL1 – PRIMEIRO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL2 – SEGUNDO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL1 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

TL2 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

MAIS VOLTAS POR COMPOSTO ATÉ AGORA

ESTATÍSTICAS DO PNEU DO DIA

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA E LIMITES DE CAMBAGEM