Releases Anip

Vendas de pneus recuam 0,6% em setembro

Vendas de pneus recuam 0,6% em setembro

Apesar da queda de 5,8% nas vendas para reposição, o aumento de 17,3% para montadoras impactou na diminuição do resultado negativo

A indústria nacional de pneumáticos registrou uma queda de 0,6% em setembro, em comparação ao mesmo mês de 2018. O aumento de 17,3% para montadoras levaram a diminuição do resultado negativo comparado a agosto, que obteve uma baixa de 4,9%. No acumulado do ano, as vendas totais de pneus mantiveram o recuo de 0,5%, somando 5.234.945 unidades comercializadas. A leve queda também foi puxada pela alta nas vendas para montadoras, que cresceram 6% no período de janeiro a setembro, enquanto o mercado de reposição caiu 2,8%.

Em setembro, a comercialização de pneus de passeio recuou 0,2%, em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as vendas de pneus de carga caíram 9,9% e pneus comerciais leves registraram baixa de 0,6%, na mesma base de comparação. Entretanto, foi diagnosticado um aumento de 5,3%  nas vendas de pneus de motos. Os números fazem parte do levantamento setorial divulgado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).