Destino Ambientalmente Correto

Reciclanip e o sucesso da logística reversa dos pneus inservíveis

O pneu é um item imprescindível para o funcionamento do veículo e, depois de usado, é essencial destiná-lo corretamente, já que pela sua complexidade não é possível utilizá-lo para produzir outro pneu. Por esse motivo, a ANIP criou a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que gerencia o processo de logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional.

Criada em 2007, a Reciclanip tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999, seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com grande experiência nessa área. Atualmente, a Reciclanip é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional.

Os pneus inservíveis são coletados e encaminhados para destinação. Neste processo, o material é utilizado por empresas destinadoras, cuja atividade é devidamente licenciada e homologada pelo IBAMA, podendo ser reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha.

De acordo com o Relatório Ibama de Pneumáticos 2017, os fabricantes nacionais de pneus destinaram de forma ambientalmente correta 457.533 toneladas de pneus inservíveis em 2016. O resultado mostra que, mais uma vez, a meta de destinação dos pneus produzidos no Brasil foi cumprida em mais de 100%.

Mais informações no site www.reciclanip.org.br.