Destino Ambientalmente Correto

Reciclanip e o sucesso da logística reversa dos pneus inservíveis

A ação da Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade e o mais desenvolvido e complexo do país por conta da sua capilaridade e especificidade do pneu.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela ANIP. Ao longo dos anos, o Programa foi sendo ampliado para todas as regiões do País e os fabricantes decidiram criar uma entidade voltada exclusivamente para esse fim. Sendo assim, em 2007, a Reciclanip, foi criada pelos fabricantes de pneus. As atividades atendem a resolução 416/09 do Conama, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis.

A criação da Reciclanip demonstra a responsabilidade da indústria brasileira de pneumáticos com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável do Brasil, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Para se ter um comparativo, em 2019 foram coletadas e destinadas 471 mil toneladas de pneus inservíveis no Brasil e neste mesmo ano, de acordo com dados da Associação Europeia dos Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA), ficamos a frente, em números absolutos, de países como Franca, Itália, Polônia, Turquia, Espanha, Suécia, Holanda, Portugal, Reino Unido e Alemanha.

É importante destacar o impacto desses números, em especial quando consideramos que os nossos obstáculos da logística reversa são enormes, principalmente quando comparados com esses países, pois o Brasil possui uma área territorial de mais de 8,5 milhões de km2 dividido em 5.570 municípios, enquanto os países acima somam pouco mais de 3,7 milhões de km2. Ou seja, o nosso sistema de logística reversa tem que operar em uma área territorial 56% superior a soma desses países.

Além disso, temos o desafio de operar em um país que possui uma qualidade de infraestrutura rodoviária que está na 116º posição entre 141 países no ranking do Relatório de Competitividade Global, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2019. A indústria nacional de pneus investiu nos últimos 22 anos mais de 1,6 bilhão de reais em sua operação para cumprir a legislação vigente e ser referência em logística reversa.

Os fabricantes nacionais de pneus destinaram de forma ambientalmente correta 441 mil toneladas de pneus inservíveis em 2022. De 2001 a 2022 foram recolhidos e destinados adequadamente mais de 5,9 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 1,1 bilhão de pneus de passeio.

 

HISTÓRICO DE PNEUS DESTINADOS

Mais informações no site www.reciclanip.org.br.