A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil.
O principal canal de vendas da indústria de pneus é o mercado de reposição e a rede de revendedores, que representam 61% das vendas totais do setor. As montadoras respondem por 21% do total, assim como as exportações, que também representam 19% das vendas, segundo dados de 2024.
A ANIP tem atuado fortemente na defesa dos interesses do setor e do comércio internacional. Uma dessas atuações é na defesa contra a prática de dumping por algumas empresas que importam para o Brasil com preços abaixo dos praticados em outros mercados, sendo considerada uma atividade condenada pela OMC (Organização Mundial do Comércio). Atualmente há medidas Antidumpings aplicadas pelo governo para pneus de passeio, carga, motocicleta e bicicleta. A ANIP atua ainda na identificação, denunciando empresas importadoras que não cumprem as regras de logística reversa estabelecidas pelo Ibama de coleta e destinação de pneus inservíveis.
A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde de 1999. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, atendendo mais de 1.000 pontos de coleta distribuídos por todo o país. De acordo com dados disponibilizados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em 2023 a indústria nacional de pneus destinou de forma ambientalmente correta mais de 418 mil toneladas de pneus inservíveis. De 2011 até 2023, foram coletados e destinados mais de 5,1 milhões de toneladas. Para chegar a essa marca o setor já investiu R$ 1,8 bilhão, mostrando seu compromisso com o meio ambiente.