Pirelli traz um novo pneu dianteiro e o SCX traseiro para a Moto2™ em Aragón

A nova especificação dianteira E1089 utiliza um composto diferente sobre a mesma estrutura do SC1 da gama, enquanto na traseira a Pirelli traz uma alocação mais macia do que em 2025, com o SCX supermacio.

Nova opção dianteira para a Moto2. Para o GP de Aragón, a Pirelli disponibilizará aos pilotos da Moto2 um novo pneu dianteiro de desenvolvimento com composto macio, a especificação E1089. Em comparação com o SC1 macio da gama, ele mantém a mesma estrutura, mas apresenta um composto novo, com o objetivo de oferecer maior estabilidade, sobretudo nas frenagens. Como o SC1 macio estará disponível como opção alternativa, os pilotos poderão fazer uma comparação direta entre as duas soluções. Para permitir uma melhor avaliação da nova opção, o número máximo de pneus dianteiros que cada piloto pode utilizar ao longo do fim de semana foi aumentado em uma unidade: estarão disponíveis, portanto, até 9 pneus dianteiros em vez dos habituais 8.
Estreia do SCX em Aragón. Em comparação com o evento do ano passado, quando a Pirelli forneceu à Moto2 duas especificações traseiras com compostos macios, o SC0 e a solução de desenvolvimento E0125, que agora foi promovida a novo pneu macio da gama, a alocação traseira deste ano é mais macia, com a introdução do SCX supermacio. Os pilotos do Mundial já utilizaram essa solução em vários GPs, mas nunca neste circuito. Completando a alocação de pneus traseiros está o SC0 macio, que em 2025, então como solução de desenvolvimento E0125, foi escolhido de forma unânime para a corrida.
Alocação da Moto3™. Ao longo do fim de semana, os pilotos da Moto3 terão à disposição, em vez disso, o SC1 macio e o SC2 médio para os dois eixos. No ano passado, o SC2, utilizado tanto na dianteira quanto na traseira, mostrou-se a escolha vencedora para David Muñoz (KTM), numa corrida em que o grid, ainda assim, ficou dividido entre os compostos macio e médio nos dois eixos.
Uma pista altamente técnica. O MotorLand Aragón é um circuito muito peculiar, caracterizado por diversas variações de altitude, curvas rápidas e sinuosas, zonas de frenagem forte em descida, retas longas e mudanças de direção repentinas: uma combinação extremamente exigente que torna a pista espanhola particularmente desafiadora na hora de encontrar o acerto ideal. Recapeada em 2024, apresenta um asfalto bastante abrasivo.

Foco no desenvolvimento da dianteira em Aragón
“Em Aragón, vamos nos concentrar na coleta de dados sobre o trabalho de desenvolvimento que estamos a realizar nos pneus dianteiros. Os pilotos da Moto2 terão à disposição uma nova solução dianteira na especificação E1089, que estará disponível juntamente com o SC1 macio da gama. Ele compartilha a mesma estrutura, mas se diferencia por um novo composto, que também pertence à família dos macios. Este novo pneu foi concebido para oferecer maior estabilidade, sobretudo nas frenagens: um aspecto particularmente importante num circuito como o de Aragón, onde as zonas de frenagem estão entre as fases mais exigentes devido às características da pista.
Com o SC1 disponível como alternativa, os pilotos poderão fazer uma comparação direta entre as duas soluções, o que será útil não só para avaliar a performance ao longo do fim de semana de corrida, como também para dar continuidade ao nosso trabalho de desenvolvimento.
Haverá também novas opções na traseira em comparação com a corrida do ano passado, quando a Moto2 tinha à disposição duas soluções com composto macio. Este ano decidimos introduzir o SCX supermacio, que será acompanhado pelo novo SC0 macio da gama. Há um ano, em junho, quando ainda era conhecido como a especificação de desenvolvimento E0125, o SC0 foi escolhido de forma unânime para a corrida. À luz dos dados colhidos na recente etapa do Superbike, a solução supermacia deverá oferecer aos pilotos uma performance melhorada, não só numa volta isolada, mas também ao longo da distância da corrida.”

_______________________________________
Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 99164-2113 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 94114-0911 / rian.assis@nectarc.com.br
Eduardo Antonialli – (11) 98346-3546 / eduardo.antonialli@nectarc.com.br
Enrico Liberatori – (11) 96140-1986 / enrico.liberatori@nectarc.com.br
Pedro Rotta – (11) 91482-3054 / pedro.rotta@nectarc.com.br
