Releases Associadas

Pirelli: treinos livres do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1

VALTTERI BOTTAS É O MAIS RÁPIDO COM A MERCEDES NO TL2, USANDO O PNEU HIPERMACIO. RED BULL LIDEROU EM DOBRADINHA COM O MESMO COMPOSTO NO TL1

DIFERENÇAS MÍNIMAS ENTRE OS PONTEIROS ENQUANTO AS EQUIPES COMPLETAM SIMULAÇÕES DE TREINO CLASSIFICATÓRIO E CORRIDA

DIFERENÇA DE DESEMPENHO ENTRE OS COMPOSTOS HIPERMACIO E ULTRAMACIO FOI DE MAIS DE UM SEGUNDO, INFLUENCIANDO TÁTICAS DO CLASSIFICATÓRIO

YAS MARINA CIRCUIT, UNITED ARAB EMIRATES – NOVEMBER 23: Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+ during the Abu Dhabi GP at Yas Marina Circuit on November 23, 2018 in Yas Marina Circuit, United Arab Emirates. (Photo by Jerry Andre / Sutton Images)

Yas Marina, 22 de novembro de 2018 – O pneu P Zero hipermacio rosa fez a sua estreia no Grande Prêmio de Abu Dhabi em competição, embora este seja o único circuito onde os pilotos haviam testado o composto mais macio antes de usá-lo em corridas. A diferença entre os ponteiros hoje foi muito pequena, com três décimos cobrindo os seis primeiros no TL2, em um circuito que já estava razoavelmente emborrachado após uso regular durante o ano. O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, estabeleceu o melhor tempo do dia durante o TL2 com o pneu hipermacio, apesar de um pouco de esfarelamento dos pneus dianteiros, enquanto uma dobradinha da Red Bull liderou o TL1. A segunda sessão foi a única a ser representativa da qualificação e corrida, com a faixa de temperatura caindo rapidamente com o pôr do sol que transformou o dia em noite.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Com a diferença de desempenho considerável de mais de um segundo entre os compostos hipermacio e ultramacio, estamos propensos a ver a maioria dos pilotos usando o composto rosa durante o Q2 amanhã, já que é um pneu viável para uso na corrida também. Esta é uma diferença um pouco maior do que esperávamos, enquanto a diferença de cerca de 0,3 segundo entre o ultramacio e o supermacio está mais de acordo com as nossas expectativas. Além disso, não houve verdadeiros surpresas hoje, com as equipes concentrando seu trabalho nas condições mais representativas do TL2. As diferenças parecem muito curtas, então as equipes vão estudar os dados cuidadosamente para ver como a estratégia pode fazer a diferença. Ultrapassar não é especialmente fácil aqui, então será particularmente importante se classificar bem”.

TL1 – PRIMEIRO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL2 – SEGUNDO TREINO LIVRE (TRÊS MELHORES TEMPOS)

TL1 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

TL2 – MELHOR TEMPO POR COMPOSTO

MAIS VOLTAS POR COMPOSTO ATÉ AGORA

ESTATÍSTICAS DO PNEU DO DIA

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA E LIMITES DE CAMBAGEM