Releases Associadas

Goodyear desenvolve pneu com 70% de composição sustentável

Iniciativa faz parte de uma das metas da companhia, que é o de chegar ao ano de 2030 tendo produzido um pneu 100% ecológico

São Paulo, janeiro de 2022 — A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou a criação de um pneu de demonstração, desenvolvido com 70% de sua composição a partir de materiais sustentáveis, como óleo de soja e um tipo de sílica produzida com cinzas de casca de arroz.

“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis ​​em 10 anos, e nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes avanços em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, Vice-Presidente Sênior de Operações Globais e Diretor de Tecnologia. “Esta é uma conquista emocionante que demonstra nosso compromisso em aumentar o uso de materiais sustentáveis ​​em nossos pneus”, acrescentou.

O pneu, feito de material 70% sustentável, apresenta 13 ingredientes em nove componentes diferentes. Por sua vez, os indicadores da empresa demonstraram as propriedades desses componentes para entregar pneus com forte desempenho geral.

O carbono negro está presente no reforço da composição para auxiliar no aumento da vida útil do pneu. Tradicionalmente feito pela queima de diversos tipos de derivados de petróleo, o novo pneu da Goodyear apresenta três tipos de carbono preto que são produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal. As avaliações iniciais do ciclo de vida demonstram uma redução nas emissões de carbono em comparação com os métodos atuais de produção de carbono negro, derivados do uso de resíduos ou matérias-primas de base biológica.

O uso de óleo de soja em pneus é uma importante inovação da Goodyear que ajuda a manter o composto de borracha de um pneu flexível à medida que as temperaturas mudam. Trata-se de um recurso biológico que reduz o uso de produtos petrolíferos pela companhia.

Embora quase 100% da proteína de soja seja usada em aplicações de alimentos ou ração animal, um excedente significativo desse óleo está disponível para uso em aplicações industriais.

Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. O novo pneu da Goodyear contém uma variedade única de sílica, produzida a partir de cinzas de casca de arroz, um subproduto derivado do processamento de casca de arroz, que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. A sílica de alta qualidade foi produzida a partir desta cinza residual.

O poliéster é outro ingrediente presente que é reciclado a partir de garrafas e outros resíduos plásticos. Ele é revertido aos seus compostos químicos básicos, transformado em poliéster de grau técnico e então passa a ser utilizável para cabos de pneus.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Presente em mais de 150 países e com 55 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara do Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

INFORMAÇÕES

  • ESCRITÓRIO BRASIL
    Av. Francisco Matarazzo, 1350 — Edifício CGD, 14º andar — Torre 1
     
  • WEBSITE:

GOODYEAR
GOODYEAR CAMINHÕES
 

Facebook:
Goodyear Brasil
Goodyear Truck Tires
 

Instagram:
Goodyear Brasil
Goodyear Truck Tires
 

LinkedIn: 

The Goodyear Tire & Rubber Company
Goodyear Truck Tires Brasil

  • CONTATO:

Ideal H+K Strategies

belisa.frangione@idealhks.com / (11) 99529-1372

rodrigo.fonseca@idealhks.com / (11) 4873-7621