Releases Associadas

Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2019

Com sua ampla variedade de ingredientes nativos, a gastronomia brasileira apresenta grande potencial, com um admirável equilíbrio entre os pratos tradicionais e a inovadora alta gastronomia. Como prova, a Michelin lança a 5ª edição do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo, que traz uma seleção com 18 restaurantes estrelados, incluindo três novos uma estrela; e 32 restaurantes Bib Gourmand, dos quais sete são novos.

 

 

Os três novos restaurantes uma estrela da seleção celebram a culinária brasileira contemporânea: o Cipriani, no Belmond Copacabana Palace, com piano ao vivo e vista para a piscina, ousa ao misturar produtos brasileiros e italianos, onde Aniello Cassese, ex-chef executivo de Gordon Ramsey em Londres, oferece receitas tradicionais para o almoço, como vitello tonnato e torta caprese; o Oteque, dirigido pelo chef Alberto Landgraf, ganha uma estrela por seu menu único, que cativou os inspetores pela personalidade da cozinha que homenageia peixes e frutos do mar locais; e o Evvai, liderado pelo chef Luiz Filipe Souza, destacou-se pelas texturas cuidadosas de seus pratos e pela habilidosa mistura de sabores, que expressa plenamente o estilo do chef.

O restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, mantém as duas estrelas por sua cozinha que exibe sabores brasileiros autênticos. Assim como o Tuju, onde o chef Ivan Ralston, que criou uma horta no terraço, procura agora trabalhar em seus próprios cultivos. Já é possível desfrutar frutos do mar, frescos, proveniente dos seus próprios aquários e também do seu sistema de filtragem de água potável, lembrança de sua experiência na Ásia. No Oro, as duas estrelas também são confirmadas pelo talento do chef Felipe Bronze. Em seus dois menus degustação, o chef homenageia a moderna culinária brasileira, complementada por uma excelente carta de vinhos local oferecida pela sommelière.

A categoria Bib Gourmand, símbolo da “cozinha de boa qualidade a um bom preço”, também traz novidades, contemplando sete novos restaurantes este ano. O Corrutela oferece cozinha contemporânea que se preocupa com a boa comida e com o meio ambiente. Dirigido pelo chef Cesar Costa, o restaurante é sustentável de ponta a ponta: os pratos são compostos principalmente por vegetais orgânicos locais, peixes e frutos do mar; os resíduos alimentares vão para a composteira, onde são transformados em adubo; o plástico é proibido em favor do vidro reciclado; e os painéis solares no telhado abastecem o local com eletricidade.

No Lilia, Lucio Vieira, chef e proprietário, compromete-se com a qualidade dos pratos apresentados ao cliente, servindo produtos frescos selecionados no mercado. O ex-veterano do Grand Vèfour, o chef Pedro Marinho oferece generosas porções no restaurante Pici Trattoria, também com a proposta de excelente qualidade e preço. Para uma cozinha brasileira, simples e caseira, Manuelle Ferraz abriu a A Baianeira após sua carreira anterior como advogada. No entanto, em alguns dias, o cardápio muda em favor de uma proposta mais gastronômica, como o nhoque de batata-doce com requeijão de corte e excelentes sobremesas.

Localizado em uma das principais vias de São Paulo, o Balaio IMS, com suas quatro grandes mesas compartilhadas, é um lugar despretensioso. Nele, o chef Marcelo Carvalho prepara cuidadosamente pratos típicos brasileiros, como frango grelhado, purê de mandioca e tempurá de caruru. Também entre os novos Bib Gourmand está o Baru Marisqueria, do chef Dagoberto Torres, onde frutos do mar reinam em saborosas receitas baseadas em peixe fresco local, preparado na grelha. Finalmente, o Komah, com suas modernas influências coreanas, destaca-se pelas texturas refinadas e sabores marcantes de seus pratos. O chef Paulo Shin, que já trabalhou em restaurantes estrelados, brinca com notas doces e picantes, como o prato de arroz salteado com kimchi e omelete cremosa.