Releases Anip

Indústria de pneumáticos projeta aumento de 2% nas vendas totais de pneus produzidos no país em 2023

Projeções da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) apontam para comercialização de 57,6 milhões de unidades ao longo do ano ante 56,5 milhões em 2022

A indústria de pneumáticos não espera um ano fácil para a venda de pneus. É o que apontam as projeções realizadas pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). De acordo com a associação, as vendas totais de pneus devem ter um aumento de 2% em 2023, passando de 56,5 milhões de unidades comercializadas em 2022 para 57,6 milhões neste ano.

A associação prevê um cenário econômico instável, com projeções de recuo nas vendas de veículos e equipamentos novos e quebra na safra agrícola. Esses fatores devem impactar diretamente os segmentos de comerciais leves, agrícola e carga, apontando para quedas de 3,3%, 9,7% e 6,5%, respectivamente.

Vendas totais de pneus comerciais leves devem cair de 8,54 milhões unidades em 2022 para 8,27 milhões neste ano. Pneus agrícolas encerraram o ano passado com 896 mil unidades comercializadas e, para este ano, a previsão é de 809 mil unidades vendidas.

O setor de cargas fechou 2022 com 7,48 milhões de unidades vendidas e a previsão para este ano é de 6,99 milhões pneus vendidos, apontando queda de 6,5%.

“Teremos mais um ano desafiador. As vendas nacionais de pneus devem apresentar um leve crescimento, apesar de todas as dificuldades a serem enfrentadas”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

CLIQUE AQUI para acessar o levantamento completo.