Releases Associadas

Neutralidade do carbono e economia circular são pilares centrais da estratégia de sustentabilidade da Bridgestone

•  A nova visão da empresa coloca a sustentabilidade no centro do negócio.

• A empresa estabeleceu uma meta para reduzir pela metade  suas emissões globais de carbono até 2030.

•  Entre 2014 e 2020, a Bridgestone do Brasil reduziu 39,2% das emissões de CO2 por tonelada produzida, o equivalente a 50 mil árvores.

SÃO PAULO, setembro de 2021 – Neste Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Bridgestone reforça o seu compromisso com o meio ambiente por meio de sua estratégia de negócios de médio e longo prazo, posicionando a sustentabilidade como prioridade da companhia. No Brasil, até o momento, a empresa alcançou a redução de 39,2% das emissões de CO2 por meio da otimização de processos e produtos, ajustes na matéria-prima e treinamentos dos colaboradores.

As ações da Bridgestone do Brasil fazem parte do seu plano global de sustentabilidade. Recentemente, a companhia anunciou um ajuste em suas metas ambientais, como a redução das emissões de carbono no ciclo de vida do produto e em toda a sua cadeia de valor. Nesse sentido, a Bridgestone considera reduzir suas emissões globais de carbono em 50% até 2030 (em comparação aos níveis de 2011) e ser uma empresa neutra em carbono até 2050.

A companhia também trabalha em estratégias para acelerar a economia circular, com a meta de utilizar materiais 100% sustentáveis​​em seus produtos, como parte de sua visão ambiental de longo prazo para 2050. Para isso, estabeleceu três ações principais ao longo de sua cadeia de valor: reduzir o consumo de matérias-primas, reciclar recursos e usá-los de forma eficaz e expandir e diversificar os recursos renováveis.

Como parte destes esforços, as plantas no Brasil reciclam 100% dos resíduos produzidos e, entre 2019 e 2020, atingiram o aterro zero. Além disso, os pneus inservíveis produzidos no país têm destinação ambientalmente correta, por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a Bridgestone é associada. Entre as ações da entidade está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Para alcançar a redução de 39,2% das emissões de CO2 por tonelada produzida, todas as três unidades da companhia apresentaram índices significativos de redução. Entre 2014 e 2020, a planta de Santo André, a primeira fábrica de pneus da Bridgestone no Brasil, inaugurada em 1940, apresentou uma redução de 37,4%, devido aos inúmeros projetos implementados com foco em práticas mais sustentáveis, como uso de energia mais limpa, aumento na reciclagem de resíduos, redução do consumo de água, entre outros.

A unidade de Camaçari, inaugurada em 2007, apresentou, no mesmo período, a diminuição de 35,23% das emissões de CO2. E buscando novas oportunidades, instalou em 2021 uma Micro Usina Solar de 1.257,59Kwh. Em operação desde março deste ano, o equipamento já contribuiu para a redução na emissão de 666,52Kg de CO2, equivalente a 17 árvores.

Já as duas fábricas Bridgestone Bandag, localizadas em Campinas e Mafra e responsáveis pela produção das bandas de rodagem da companhia, reforçam o posicionamento da companhia com a redução de 32% nas emissões de CO2 entre 2014 e 2020.

“Atuamos globalmente no reforço de nossos valores junto aos nossos clientes e às comunidades onde atuamos, em direção às soluções sustentáveis para o segmento automotivo. Desenvolver iniciativas em prol da redução de emissões e fomentar a economia circular fazem parte de nosso compromisso”, afirma Janaína Braga, Gerente de Meio Ambiente e Segurança da Bridgestone Latin America South.

A Bridgestone tem feito esforços para analisar sua pegada ambiental e o papel da indústria na sustentabilidade e proteção ambiental. A empresa participa de iniciativas como o programa “CE100” (Circular Economy 100) da Ellen MacArthur Foundation, que busca criar uma rede de colaboração entre empresas, governos e acadêmicos para promover capital econômico, natural e social sustentável. Além disso, a empresa é membro do Projeto da Indústria de Pneus do WBCSD (TIP), organização que apresentou recentemente um Roteiro de Sustentabilidade, que visa facilitar e acelerar as contribuições da indústria de pneus para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Bridgestone reconhece que um aumento na população e no número de veículos provavelmente impulsionará ainda mais a demanda por pneus no futuro, então atua em direção ao seu objetivo de minimizar o esgotamento de recursos, implementando o uso sustentável de pneus, por meio de inovação tecnológica e comercial.

No Dia da Árvore, a empresa reforça seu compromisso global de melhorar a forma como nos movemos, vivemos, trabalhamos e nos divertimos, bem como sua missão ambiental de fazer a sua parte para garantir um meio ambiente saudável para as gerações presentes e futuras.

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. A Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, com base utilizando e desenvolvendo os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A Bridgestone do Brasil desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente. A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio.

Visite www.bridgestone.com.brpara mais informações.

Bridgestone

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962

Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br