Releases Associadas

O GIGANTE DAS NEVES É BAIANO: PIRELLI PRODUZ PNEU DE INVERNO DE 22 POLEGADAS EM PLANTA DE FEIRA DE SANTANA

PRESS RELEASE

O GIGANTE DAS NEVES É BAIANO: PIRELLI PRODUZ PNEU DE INVERNO DE 22 POLEGADAS EM PLANTA DE FEIRA DE SANTANA

PNEUS DA FÁBRICA DA BAHIA ABASTECEM, ALÉM DA AMÉRICA DO SUL, CONTINENTES COMO AMÉRICA DO NORTE E EUROPA

Feira de Santana (BA), 9 de novembro de 2022 – Há duas figuras lendárias que intrigam as pessoas mundo afora quando o assunto são os seres gigantes que ocupam regiões de neve: o Pé-Grande e o Abominável Homem das Neves. Trazendo essa analogia para o mundo dos carros, a Pirelli, mais especificamente em sua fábrica em Feira de Santana, na Bahia, pode requisitar que é responsável pelo nascimento de outro gigante. Isso porque nessa planta da companhia italiana é produzido um enorme pneu para inverno: trata-se do Pirelli Scorpion Winter, na medida 325/55 R22, um verdadeiro gigante, que é destinado ao mercado de exportação.

Esse modelo de pneu específico tem a marcação MO, que significa que é destinado exclusivamente para a Mercedes-Benz. Esse tipo de marcação é denominado Perfect Fit na Pirelli, que revela que houve, no projeto do pneu, um estudo entre as engenharias da fabricante de pneus e da montadora para que esse produto case 100% com o veículo que irá equipar, assim, destacando todos os atributos que a fabricante do carro deseja. Essa parceria nasce muito antes do veículo começar a ser produzido, em um trabalho entre as engenharias que tem o start até quatro anos antes de o carro chegar às concessionárias.

“É muito curioso que a fábrica de Feira de Santana, localizada em um país tropical como o Brasil, produza um pneu para neve, ainda mais em uma dimensão tão gigante. Atualmente, essa planta da Pirelli na Bahia produz aproximadamente 4 milhões de pneus por ano, contando com as principais linhas de produtos da marca, como o P Zero, Cinturato e o Scorpion. Cerca de 40% de nossos produtos são para o mercado de exportação, que em sua maioria vão para América do Norte, Europa e outros países da América do Sul”, revela Fernando Madeira, diretor da fábrica da Pirelli em Feira de Santana.

Na planta da Pirelli na Bahia, que se enquadra como uma Indústria 4.0, também nascem outros pneus gigantes – e até mesmo maiores do que esse “Gigante das Neves Baiano”. O maior produzido é o Pirelli Scorpion ATR, na imensa medida 325/45 R24. Sim, de 24 polegadas!

As medidas superlativas não ficam só para as polegadas. A largura da banda de rodagem, que é a dimensão do pedaço de borracha em contato com o solo, chega a 325mm em alguns modelos de pneus, o que é praticamente o dobro da medida do pneu de um carro popular.

Aproximadamente 70% dos pneus produzidos em Feira de Santana são maiores ou iguais ao aro 18”. Cerca de 10% da produção de pneus na planta baiana são dos que chamamos “Big Sizes”, que englobam pneus de aros iguais ou maiores do que 22″. De todos os pneus produzidos em Feira de Santana, 35% são voltados ao mercado de equipamento original e 65% vão para o mercado de reposição e exportação.

Portanto, se você estiver em meio a neve, seja no Alasca, na Patagônia ou em algum país nórdico, e se deparar com um desses gigantes da Pirelli pelo caminho, não se assuste! Existe uma grande chance que ele seja tão brasileiro quanto você.


@pirellibrazil

@Pirelli_Br

@pirelli_br
@Pirelli

www.pirelli.com

Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa 
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 99164-2113 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 94114-0911 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 97224-2320 / daniel.fideli@nectarc.com.br
Eduardo Antonialli – (11) 98346-3546 / eduardo.antonialli@nectarc.com.br