Releases Associadas

Pirelli leva os pneus P Zero para o WRC nas estradas da Croácia

PIRELLI ESTREIA SEU PNEU WRC DE COMPOSTO DURO NO PRIMEIRO EVENTO TOTALMENTE DE ASFALTO DA TEMPORADA

ESTRADAS DE ASFALTO VARIADO MARCAM A PRIMEIRA APARIÇÃO DA CROÁCIA NO WRC

OS COMPETIDORES DO JUNIOR WRC SE JUNTAM AOS MAIS DE 50 CARROS EQUIPADOS PELA PIRELLI

Milão, 20 de abril de 2021 – Para a primeira visita do Campeonato Mundial de Rali da FIA à Croácia, a Pirelli equipará os pilotos com seus pneus P Zero em estradas de asfalto desafiadoras e diversificadas perto da capital do país, Zagreb. Depois das condições de inverno do Rali de Monte-Carlo e do Rali do Ártico, na Finlândia, esta será a primeira prova de asfalto puro da temporada de 2021, ano em que a Pirelli retorna como fornecedora exclusiva do WRC. Pela primeira vez neste ano, todas as categorias, do RC1 ao RC4, serão representadas como uma rodada de pontuação do campeonato.

Os pneus Pirelli na Croácia

P Zero RA: O pneu de asfalto de rali da Pirelli estará disponível em dois compostos diferentes na Croácia e em outros eventos de superfície asfáltica: fazendo sua estreia, o pneu de composto duro RAH, desenhado para aguentar as mais longas etapas e as mais altas temperaturas, e o composto macio RAS, que já apareceu no Rali de Monte-Carlo, e é destinado à condições mais frias ou escorregadias.

Cinturato RWB: Um pneu de chuva dedicado para condições extremas de umidade em estradas de asfalto, com uma banda de rodagem específica que é particularmente eficaz no escoamento de água para reduzir a aquaplanagem.

Citação da Pirelli

Terenzio Testoni, gerente de atividades de rali: “O teste de asfalto tem sido uma parte fundamental de nosso programa de testes com o P Zero RA 2021, então estamos confiantes em um forte desempenho conforme seguimos para nossa terceira superfície diferente em três ralis no WRC. Nosso mais recente produto de asfalto – em composto macio e duro – também usa algumas das lições que aprendemos com outros níveis de automobilismo de ponta, como a Fórmula 1. A Croácia será uma nova aventura para todos, por isso é difícil saber o que podemos esperar exatamente: tanto em termos das próprias etapas, que serão bastante variadas, quanto em termos de clima. No entanto, o feedback dos pilotos durante os testes foi muito positivo, por isso estamos ansiosos para o fim de semana. Quase podemos considerar que se trata de mais uma rodada do campeonato em casa para nós, já que a distância em quilômetros de nosso QG até a base do rali em Zagreb é, na verdade, um pouco menor do que para a rodada italiana do WRC na Sardenha!”

Pirelli em números

A Pirelli trará cerca de 2.700 pneus para o Rali da Croácia, dos quais cerca de 700 serão para a classe superior do WRC.

Cada um dos pilotos do WRC pode usar até 24 pneus durante o rali, com uma alocação separada de quatro pneus para o shakedown. Para o rali, cada carro tem uma alocação de:

• 28 P Zero RA duro

• 20 P Zero RA macio

• 8 Cinturato RWB

A Pirelli também fornecerá 1700 pneus para os outros carros com tração nas quatro rodas do evento, incluindo as sete entradas no WRC 2 e as 15 entradas no WRC 3. O Junior WRC, fornecido pela Pirelli desde 2018, começa sua temporada de 2021 na Croácia com oito jovens pilotos promissores ao volante de carros Ford Fiesta Rally4 idênticos, com tração nas duas rodas. Eles têm um total de 300 pneus disponíveis.

O grande número: 86. A última rodada do WRC realizada inteiramente com pneus de asfalto foi o Rali da Alemanha, em agosto de 2019, 86 semanas atrás. Muitos dos principais pilotos têm experiência limitada de seus carros atuais no asfalto seco.

Por que a estratégia de pneus é importante

A seleção dos pneus certos na Croácia será dificultada pela falta de conhecimento do evento e pelos variados tipos de estradas que se espera encontrar: desde estrada lisa, rápida e fluida, até abrasiva, técnica e estreita. O clima também pode ter um papel importante.

O que ter cuidado

Mudanças de superfície. De acordo com o organizador, o rali terá até seis tipos de piso asfáltico, todos com níveis de aderência variados. Isso aumenta as demandas dos pneus e também dos pilotos.

Abre aspas desde o Rali do Ártico (última etapa do WRC, na Finlândia):

Sébastien Ogier: “Pelo que vi no vídeo até agora, as estradas na Croácia podem ser bastante desafiadoras e talvez um pouco sujas e estreitas em alguns lugares. Portanto, tenho certeza de que haverá muita ação pela frente”.

Facebook: @pirellibrazil     Twitter: @Pirelli_Br     Instagram: @pirelli_br    Linkedin: @Pirelli

www.pirelli.com

_______________________________________

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br