Releases Associadas

Pirelli na Stock Car: Santa Cruz do Sul marca momento-chave na disputa pelo título

Santa Cruz do Sul, 16 de novembro de 2021 – Com a proximidade do fim do ano, chega também a fase derradeira da temporada 2021 da Stock Car. Depois de mais uma etapa recheada de emoções no Autódromo Velocitta, a categoria chega a Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, para a 11ª e penúltima rodada do ano, que será em 21 de novembro. Com a corrida pelo título completamente aberta, é de esperar intensas disputas para saber quem chegará em Interlagos (SP) com a vantagem na briga pela taça de campeão.

Compartilhando uma história com a Stock Car desde sua inauguração em 2005, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul receberá os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro equipados com os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero: a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, formato que teve ótima aceitação na Stock Car.

A Pirelli faz questão de ressaltar que todos os pneus são exclusivos para a categoria e foram fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. Além disso, toda a produção para a temporada 2021 foi feita em lote único, para oferecer melhor a qualidade e segurança, propiciando o equilíbrio técnico já bastante conhecido da categoria.

“Após esta etapa, a temporada terá apenas mais uma prova, portanto a expectativa para Santa Cruz do Sul é de que os pilotos se arrisquem na busca por ultrapassagens, colocando-os em posições mais favoráveis para a decisão do campeonato. Sabidamente, a pista gaúcha é um local que exige muito de todo o equipamento, considerando sua mescla de curvas rápidas com as de baixa velocidade. Os pneus do lado direito são os que costumam apresentar mais desgaste, e a Pirelli orienta uma atenção especial das equipes e pilotos em relação ao camber e à pressão utilizada em todos os pneus, sendo o pneu traseiro direito o mais exigido devido aos efeitos de apoio somado à tração do carro”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Após as duas corridas disputadas no Velocitta, Gabriel Casagrande segue na liderança da tabela de classificação de pilotos. Em busca de seu primeiro título na categoria, o piloto da A. Mattheis Vogel Motorsport soma 309 pontos, contra 296 de Daniel Serra, da Eurofarma RC. Rubens Barrichello, da Full Time Sports, continua na briga pelo bicampeonato, fechando os três primeiros, com 251 pontos. Entre as equipes, destaque para a Eurofarma RC, que lidera com 569 pontos, seguida pela Ipiranga Racing com 471. Todos os pontos não contemplam os descartes.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a 11ª, em Santa Cruz no Sul, no sábado às 15h30, enquanto as corridas no domingo serão ao vivo na Band e no SporTV a partir das 13h40. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. A Stock Light também disputará sua sétima etapa no mesmo fim de semana.

Foto: Duda Bairros/Vicar

PNEUS DISPONÍVEIS

Pista seca: P Zero na medida 305/660-18

Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):        

Abrasividade da pista: (4)

Força lateral: (3)

Pneu mais exigido (traseiro direito)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:

Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)

Calibragem recomendada a frio: 26 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

SÁBADO20 DE NOVEMBRO

09h10– 10h20: treino livre 1 Stock Car

12h10– 13h25: treino livre 2 Stock Car

15h30– 16h15: treino classificatório Stock Car

DOMINGO21 DE NOVEMBRO

13h40– 14h13: corrida 1 Stock Car

14h18– 14h51: corrida 2 Stock Car

Facebook: @pirellibrazil     Twitter: @Pirelli_Br     Instagram: @pirelli_br    Linkedin: @Pirelli

www.pirelli.com

_______________________________________

Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa 
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br