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Pirelli: Treinos livres do GP da Espanha – tempos caem um segundo em relação ao ano passado

Barcelona, 10 de maio de 2019

O QUE APRENDEMOS DO TL1 E TL2

• O ritmo é rápido: o melhor tempo do dia foi do piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, durante o TL2, quase um segundo mais rápido do que a marca da mesma sessão no ano passado.
• Outro destaque foi a Haas, que mostrou o potencial para ficar logo atrás das duas melhores equipes nas duas sessões de treinos livres.
• Estamos vendo algum grau de degradação como esperado; especialmente nos pneus macios.
• Parece haver uma diferença tática já: enquanto os pneus macios foram usados por todos, metade dos times estava usando pneus médios e a outra metade duros durante o TL2. Isso pode significar que diferentes equipes estão considerando variadas abordagens estratégicas, avaliando desempenho de longos períodos com pneus duros e médios também.
• Barcelona é conhecida por ser uma pista de alta energia, mas o desempenho e o comportamento dos pneus mantiveram-se como esperado.
• Temperatura da pista estava quente hoje, chegando a 47 graus centígrados: em torno de 15 graus mais quente do que o que foi visto na pré-temporada de testes aqui no final de fevereiro.
• Até agora, as diferenças de desempenho entre os compostos são de cerca de oito décimos de segundo entre médio e macio e um segundo e um décimo entre duro e médio.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Não há nada de especial para relatar deste primeiro dia de treinos livres na Espanha, que é o esperado deste local que é muito familiar para as equipes e pilotos. A distância entre as duas melhores equipes é muito pequena e a Haas também mostrou ritmo que se aproxima deles em algumas ocasiões. Como sempre, em Barcelona, a diferença fica sobre ganhos marginais, então preparar bem para a qualificação é particularmente importante, já que essa não é uma pista muito fácil para ultrapassar. Estamos felizes com o desempenho dos pneus até agora, com o único fator inesperado sendo uma lacuna ligeiramente maior entre os compostos duro e médio do que prevíamos”.

Treino Livre 1 – Melhores tempos

Treino Livre 2 – Melhores tempos

Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto

Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto

Maior número de voltas por composto

Estatísticas dos pneus

* O número acima indica a quantidade total de quilômetros percorridos hoje no TL1 e TL2, com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.