Sustentabilidade em Série: Sumitomo Rubber do Brasil é reconhecida mais uma vez com o Selo Ouro GHG Protocol


Única fabricante de pneus a obter o Selo Ouro GHG Protocol ciclo 2025 e participar do programa por dois anos seguidos, a empresa demonstra o compromisso com a responsabilidade ambiental
A Sumitomo Rubber do Brasil entrou para a história da sustentabilidade empresarial nacional ao se tornar a única fabricante de pneus do país a receber o selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol pelo segundo ano consecutivo. Mais que isso: a empresa também foi a única do setor pneumático brasileiro a receber o selo em 2025, consolidando seu engajamento na pauta sobre emissões de CO₂.
O reconhecimento, concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), representa a garantia dos dados apresentados pelas empresas participantes trazendo o gerenciamento e monitoramento de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). O recebimento do selo posiciona a fabricante das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo como uma empresa comprometida com a transparência dos dados de emissão dos gases de efeito estufa.
O programa GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) estabelece padrões globais para medição e gestão de emissões de CO₂, sendo referência mundial para empresas comprometidas com a transparência ambiental. A participação da Sumitomo Rubber do Brasil evidencia os esforços contínuos da empresa em promover práticas sustentáveis alinhadas aos pilares ESG (ambiental, social e governança).
“Participar por dois anos consecutivos no programa GHG Protocol reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa responsabilidade como líderes do setor em promover transformações positivas para o meio ambiente e a sociedade”, destaca Kassielle de Souza Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil.
Entre as principais iniciativas conduzidas pelas equipes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE) e Projetos da empresa estão:
- Inventário de emissões de GEE dos escopos 1 e 2, abrangendo a unidade fabril em Fazenda Rio Grande (PR) e o escritório de São Paulo, com dados sobre consumo de combustíveis, energia elétrica e gases refrigerantes;
- Auditoria externa independente, garantindo a confiabilidade das informações;
- Campanhas de conscientização interna, com o engajamento dos colaboradores em ações voltadas à sustentabilidade;
- Projetos focados na redução de emissões de CO₂, com comprometimento e monitoramento contínuo;
- Aquisição de certificados de energia renovável (I-REC) para todas as operações no Brasil.
Com o selo Ouro, a Sumitomo Rubber do Brasil fortalece sua estratégia de longo prazo rumo à neutralidade de carbono até 2050. A certificação também confere maior transparência às suas ações e consolida a empresa como referência em responsabilidade socioambiental no setor automotivo.
“Receber o selo Ouro pelo segundo ano consecutivo demonstra que estamos no caminho certo. Acreditamos que, para evoluir, é fundamental medir com precisão onde estamos e, a partir disso, traçar um plano claro e factível para alcançar nossos objetivos. Nosso compromisso é seguir avançando com consistência e responsabilidade rumo à neutralidade de carbono em 2050”, complementa a executiva.
A transparência permanece como pilar fundamental da estratégia da Sumitomo Rubber do Brasil , evidenciada pela publicação anual do Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2024. O documento consolida os principais dados, metas e avanços relacionados a gestão de emissões, eficiência energética, economia circular e uso consciente de recursos naturais, permitindo que clientes, parceiros e sociedade acompanhem os progressos em tempo real.
Esta conquista histórica reflete diretamente o propósito global da Sumitomo Rubber Industries, conforme estabelecido em sua filosofia corporativa: “Através da inovação, criaremos um futuro de alegria e bem-estar para todos”. As iniciativas sustentáveis da operação brasileira materializam essa visão, demonstrando como a inovação em práticas ambientais pode gerar impacto positivo tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. O recebimento do selo no setor pneumático brasileiro consolida a posição da Sumitomo Rubber do Brasil como uma companhia engajada com a responsabilidade socioambiental, alinhando ações locais com o compromisso global de construir um futuro mais sustentável para todos.

Agosto de 2025
Sobre a Dunlop – Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
No Brasil, a fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande (PR) é a mais moderna do país, adaptando a tecnologia às necessidades dos brasileiros. Inaugurada em outubro de 2013, a unidade recebeu um investimento total recebeu um investimento total de R$ 2,45 bilhões, impulsionado por 3 ciclos de expansão de capacidade produtiva. O aporte mais recente, superior a R$ 1 bilhão, foi anunciado em 2021 e concluído no final de 2024, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Única fábrica no país a produzir pneus com a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System – processo sem emendas que garante maior precisão e segurança – e também fabrica os pneus Falken e Sumitomo.
A Dunlop comercializa pneus para carros de passeio, vans, SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e motocicletas. O slogan ‘Quem Tem, Anda Bem’ traduz a promessa da marca de uma experiência de direção segura, tranquila e de alta performance
Para mais informações, visite e acompanhe a Dunlop e a Falken nas redes sociais
Dunlop Brasil:
www.dunloppneus.com.br,
instagram.com/dunloppneusbrasil/,
facebook.com/dunlopbrasi/l.
Falken Brasil:
instagram.com/ falkenbrasil/,
facebook.com/falken.brasil/.
Informações à Imprensa:
Para informações adicionais, entrevistas ou materiais de imprensa, por favor, entre em contato com LVBA Comunicação:
Rogério Santana Telefone: (11) 9 6607-7451 E-mail: rogerio.santana@lvba.com.br
Marcus Bernardo: Telefone: (11) 94359-9230 E-mail: marcus.vinicius@lvba.com.br
Recursos para a Mídia:
Releases: https://www.dunloppneus.com.br/blog/
Relatórios e Publicações: https://www.dunloppneus.com.br/politica-do-sistema-de-gestao-integrado
