Releases Anip

Vendas de pneus apresentam queda de 2,8% em novembro e acumulam baixa de 14,7% em 2020

Em comparação com os demais, segmento de pneus de carga apresenta maior queda com 6,6% em relação ao mês anterior

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) divulga o levantamento setorial do setor nesta quinta-feira (10). Após indicar perda de força nos meses anteriores, as vendas totais da indústria nacional de pneus fecham novembro com 2,8% de queda. Com exceção do segmento de comercial leves, a baixa no resultado foi vista no setor como um todo, em especial no segmento de carga (-6,6%). Com isso, apesar de estar 1,3% acima das vendas apresentadas em novembro de 2019, o ano de 2020 acumula 14,7% de queda para o setor. 

“Os resultados da indústria de pneumáticos refletem operíodo de retomada da demanda na economia. Os números mostram uma boa reação, especialmente após os meses de queda extraordinária de abril, maio e junho, que foram seguidos de alguns recordes de produção em um típico “efeito chicote”, que se apresenta através de uma forte demanda após alguma restrição de oferta – neste caso, causada pela pandemia”, afirma o presidente-executivo da ANIP, Klaus Curt Müller.

SOBRE A ANIP


Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende
12 empresas e 20 fábricas instaladas no Brasil. A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.026 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Desde o início da operação até o final de 2019, foram coletados e destinados adequadamente mais de 5,23 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 1,04 bilhão de pneus de passeio. A indústria nacional já investiu R$ 1,6 bilhão nesta operação.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / (11) 2894-5607
Guilherme Olhier
Michele Colombo
imprensa.anip@agenciarace.com.br