Releases Anip

Com leve alta, vendas totais de pneus sobem 3,7% em outubro ante setembro, revela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos)

Com leve alta, vendas totais de pneus sobem 3,7% em outubro ante setembro, revela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos)  

Dados setoriais também mostram avanço de 4,6% nas vendas para montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição. Vendas de pneus de carga registram queda de 5,1%.

As vendas totais de pneus registraram uma leve alta de 3,7% em outubro ante setembro. É o que aponta levantamento setorial realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O avanço registrado no décimo mês deste ano é reflexo direto da alta de 4,6% nas vendas para montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição. Os dados fazem parte de estudo realizado mensalmente pela ANIP, representante da indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil.

Segundo a associação, a maior retração do mês ficou para o segmento de carga, com 5,1% de queda nas vendas totais e 8,4% de recuo nas vendas para o mercado de reposição. A queda em parte é atribuída à concorrência desleal dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal, em janeiro de 2021.

De acordo com o presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, essa leve alta não reflete o resultado geral do ano, que deve encerrar com crescimento próximo de zero. “A importação de pneus de carga continua afetando o resultado da indústria nacional. É uma competição desleal e que pode trazer mais impactos no ano que vem caso o governo não reveja a alíquota zero de imposto de importação”, diz.

O relatório da ANIP aponta que o setor teve um crescimento de apenas 0,3% no acumulado nas vendas totais quando comparado com o mesmo período de 2021. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas totais para as montadoras, que seguem em trajetória de recuperação.

Para ter acesso completo ao boletim da ANIP, CLIQUE AQUI.

Sobre a ANIP

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 10 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Mais informações para a imprensa

Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) – 11 99945-7005

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com – 11 98799-5868

Carol Freitas (carol.feitas@conteudonet.com) – 11 99196-3890