Releases Associadas

Mulheres no setor automotivo: iniciativas da Bridgestone buscam garantir mais participação feminina

  • A fim de acelerar a mudança de desigualdade de gênero, Bridgestone cria programas voltados a capacitação feminina.
  • Curso de Operação de Empilhadeira oferecido em parceria com o SENAI já recebeu 32 mulheres.
  • Programa faz parte de estratégia global que visa Diversidade e Inclusão.

São Paulo, março de 2023 – Mesmo num ritmo lento, as mulheres vêm conquistando espaço em diversos segmentos da indústria. Elas representam 24,2% do total de trabalhadores. É o que aponta um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria. No setor automotivo, empresas têm se esforçado para ver esse número decolar. É o caso da Bridgestone, que tem feito um intenso movimento para aumentar as inscrições de mulheres, principalmente no chão de fábrica. A companhia segue uma estratégia global de governança ambiental, social e corporativa, alinhada às demandas de cada planta.

Por acreditar na capacidade de resultados que times diversos podem oferecer, a empresa criou um programa de capacitação técnica para aumentar o ingresso de mulheres em suas fábricas.  Em parceria com o SENAI, oferece bolsas integrais de Operação de Empilhadeira gratuito para mulheres, com treinamento e certificação. À medida que as vagas de trabalho surgem, elas são convidadas a participar do processo seletivo na empresa. O programa existe desde 2021 e já recebeu 32 mulheres.

O envolvimento delas em toda a fábrica é notável, mas o posto de Operadora de Empilhadeiras é o mais que recebe destaque. Neste tempo, o quadro de funcionárias tem ficado cada vez mais sólido e foi possível observar um baixo número de acidentes envolvendo mulheres: nos últimos 5 anos, apenas 2 ocorrências. O programa está disponível no SENAI Santo André, em São Paulo, e a previsão é de que as inscrições 2023 sejam abertas em maio.

A Bridgestone também trabalha para reforçar a equidade de gênero em todas as operações, por meio da implementação de programas de recrutamento que valorizem a diversidade e a inclusão. No Brasil e América Latina, o programa BWIN (Bridgestone Women’s Initiative Network) contribui para a construção de uma cultura que desenvolva a liderança feminina e a construção contínua de um ambiente diverso. No último relatório da empresa, divulgado em 2022, cerca de 50% das pessoas contratadas pela Bridgestone na América Latina foram mulheres.

### 

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)  

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade. 

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha. 

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações. 

Bridgestone 

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962 

Máquina Cohn & Wolfe 

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br