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Pirelli F1 – GP da Espanha: os compostos mais duros retornam à Espanha

OS COMPOSTOS MAIS DUROS RETORNAM À ESPANHA

Gráfico de radar

Descrição gerada automaticamente com confiança média

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

  • Tal como aconteceu no ano passado, quando o Grande Prêmio da Espanha foi realizado pela primeira vez em meados de agosto, os pneus mais duros da gama regressam ao Circuito de Barcelona, na Catalunha: C1 como P Zero branco duro, C2 como o P Zero Amarelo médio e o C3 como P Zero Vermelho macio – a mesma nomeação que foi feita em Portugal no último final de semana.
  • Embora as condições climáticas devam ser consideravelmente mais frias na Espanha do que no ano passado, as demandas de alta energia da pista permanecem: especialmente a longa curva 3 para a direita, que impõe forças consideráveis no pneu dianteiro esquerdo, em particular. Não só isso, mas a curva 9 também é um desafio para os pneus. Como resultado, os compostos mais duros ainda são a escolha mais adequada.
  • Pela primeira vez desde 2014, não houve nenhum teste de pré-temporada em Barcelona, então as equipes vêm a este circuito com seus novos carros pela primeira vez, sem ter tido a chance de coletar dados sobre o desempenho dos carros nessa pista em suas especificações mais recentes.
Diagrama

Descrição gerada automaticamente

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  • O layout da pista mudou este ano, com um perfil modificado para a Curva 10 (La Caixa) para melhorar a segurança. O resultado é uma curva para esquerda mais larga do que a versão anterior, o que permitiu uma maior área de escape e encurtará a zona de frenagem, com maior velocidade de entrada de curva. A volta agora também está 20 metros mais longa.
  • As conhecidas demandas da pista de Barcelona tornam a tática de uma parada bem desafiadora: embora a probabilidade de um clima mais frio deva ajudar este ano. Em 2020, a corrida foi vencida pelo piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, com uma sequência de macio-médio-médio de duas paradas, embora Sergio Pérez tenha terminado em quino após parar apenas uma vez, de macio para o médio, enquanto Valtteri Bottas foi ao pódio usando uma estratégia de três paradas.
  • Barcelona é conhecida por ser uma pista onde é bastante difícil ultrapassar na maior parte da volta, embora a longa reta descendente possa dar uma vantagem de potência e DRS para ajudar a alinhar um movimento de ultrapassagem. Tudo isso torna a posição de classificação e a estratégia de corrida particularmente importantes para ganhar uma posição na pista.
  • Com uma série de corridas de apoio na programação, a superfície deve evoluir rapidamente com mais borracha acumulada, diferentemente de outros grandes prêmios deste ano onde a Fórmula 1 foi a única ação em pista.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

Uma nova temporada da Fórmula 3 começa em Barcelona, adotando o novo formato para 2021 que foi estreado pela Fórmula 2 no Bahrein, consistindo em três corridas por fim de semana. Ao contrário de F2, cada corrida de F3 durante o fim de semana tem a mesma duração: em Barcelona, cada uma terá a duração de 22 voltas. Após os treinos e classificação na sexta-feira, a primeira corrida acontecerá às 10h35 no sábado, seguida no mesmo dia, mais tarde, pela segunda corrida às 16h45. A corrida três acontece às 12h05 de domingo (horários da Espanha). O pneu P Zero Branco duro foi nomeado para o fim de semana de Barcelona: o mesmo das duas temporadas anteriores. Este ano, com a introdução de uma terceira corrida, os pilotos recebem um conjunto adicional de pneus slick (cinco, ao invés de quatro).

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“A estratégia de corrida em Barcelona foi influenciada principalmente pelas altas temperaturas da pista na temporada passada. Este ano, com a corrida voltando para um data de primavera, as temperaturas serão mais amenas, mas ainda devem ser um fator-chave por trás da estratégia. A alteração de perfil da curva 10 oferece outro desafio que pode influenciar a forma com os pilotos encaram a volta. Já vimos, no passado, que a estratégia tem sido um dos principais fatores de diferenciação em Barcelona e temos a expectativa de que esse seja o caso mais uma vez neste fim de semana.”

Tabela

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

  • Além da Fórmula 2, Barcelona também recebe a segunda rodada da FIA Fórmula Regional by Alpine: o trampolim para o campeonato de F3, que também é fornecido pela Pirelli.
  • Três equipes permanecerão após o Grande Prêmio da Espanha para continuar o programa de desenvolvimento de pneus slick de 18 polegadas da Pirelli para 2022: Alpine, Alfa Romeo e Red Bull. A Alpine vai testar apenas no primeiro dia, com as outras duas equipes testando por dois dias. Este é o quinto teste de pneus de 2022 no total, e o quarto teste para os pneus slick.
  • A Pirelli revelou recentemente mais detalhes sobre as alocações de pneus que estarão em vigor para os três grandes prêmios deste ano que contarão com corridas sprint de classificação. A alocação geral de pneus será de 12 no fim de semana (com um conjunto extra de intermediários, se necessário), mas os pilotos não serão mais obrigados a começarem a corrida com os pneus que usaram para definir seus melhores tempos de Q2.
  • A rodada de abertura do Sprint Cup do GT World Challenge Europe acontece em Magny-Cours, na França, durante o mesmo fim de semana do Grande Prêmio da Espanha. Esta é a segunda rodada da série geral, após a primeira rodada do Endurance em Monza.

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