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Pirelli: Velocitta recebe rodada dupla da Stock Car com briga acirrada pela ponta do campeonato

PNEUS PIRELLI P ZERO E CINTURATO SEGUEM COMO PEÇAS FUNDAMENTAIS NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO TÉCNICO NA PRINCIPAL CATEGORIA DE AUTOMOBILISMO DO BRASIL

#PirelliNaStockCar

Mogi Guaçu, 15 de junho de 2021 – Após passar pelo templo sagrado do automobilismo brasileiro, em Interlagos, a Stock Car avança com o calendário para uma pista que tem história recente com a categoria, mas que já se tornou uma tradição anual. O Autódromo Velocitta, na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, é o palco que receberá a terceira e quarta etapas do maior campeonato de esportes a motor do Brasil. Mais uma vez, a temporada da Stock Car inicia com uma disputa ferrenha pelo título, sendo que os cinco primeiros colocados na classificação de pilotos estão separados por apenas dez pontos de diferença.

Presente ao lado da categoria desde a primeira temporada, em 1979, a Pirelli segue como uma das principais parceiras da Stock Car. Para a etapa em Mogi Guaçu, a fabricante italiana levará os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, inclusive com a marca italiana mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero: a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, formato que teve ótima aceitação por pilotos e chefes de equipe da categoria máxima do Brasil.

Todos os pneus da Stock Car, quesão exclusivos da categoria, foram fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. A produção dos pneus para a temporada 2021 foi feita em lote único, tudo para assegurar que não exista nenhuma diferença de desempenho em cada pneu. E, na prática, já deu para ver isso nas corridas de Goiânia e Interlagos, onde quase todo o grid ficou dentro do mesmo segundo nos treinos.

“Após duas etapas realizadas em 2021, já é possível atestar uma máxima da Stock Car: o equilíbrio técnico. Mais uma vez, temos um campeonato com pouca margem para erro, com quatro vencedores diferentes em quatro provas disputadas. Essa intensa busca pelo equilíbrio de forças é um dos compromissos que a Pirelli cumpre há muitos anos no motorsport. Produzimos nossos produtos dentro de um rígido controle e precisão de fabricação, isso para garantir um alto nível de desempenho para os pilotos e equipes nas principais categorias do esporte a motor no mundo”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

“O que mais chama a atenção no Velocitta é a complexidade técnica do traçado. Por não possuir longas retas, os pneus estão a todo momento sob muita exigência. Isso tanto para acelerar, como para frear e fazer uma curva. Uma situação de pista como essa gera um esforço acentuado dos compostos, conforme verificamos nas últimas etapas, exigindo um maior empenho do pneu traseiro direito”, completou Magliano.

Assim como chegou ao Autódromo de Interlagos, Daniel Serra saiu de São Paulo líder do campeonato. Entretanto, o tricampeão tem Bruno Baptista na cola, apenas três pontos atrás na tabela de classificação. Com quatro vencedores diferentes em quatro corridas, é de se esperar que a etapa do Velocitta traga ainda mais possibilidades de disputa para uma competição que já se apresenta imprevisível.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. Como será em formato de rodada dupla, o SporTV transmite o treino classificatório para a terceira etapa no Velocitta no sábado às 10h00, enquanto a corrida 1, no mesmo dia, será ao vivo na Band e no SporTV às 13h10, com a corrida 2 às 13h48. No domingo, o SporTV transmite o treino classificatório para a quarta etapa às 09h10, com a corrida 1 sendo realizada às 13h10 e a corrida 2 às 13h48, ambas ao vivo na Band e no SporTV. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa. Já a Stock Light terá a corrida 1 realizada no sábado às 15h10, enquanto a segunda prova será disputada no domingo às 11h15.

Foto: Duda Bairros/Vicar

PNEUS DISPONÍVEIS

Pista seca: P Zero na medida 305/660-18

Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):        

Abrasividade da pista: (3)

Força lateral: (2)

Pneu mais exigido (traseiro direito)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:

Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)

Calibragem recomendada a frio: 26 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

SEXTA-FEIRA18 DE JUNHO

08h50– 10h00: 1º treino livre Stock Car

12h00 – 13h10: 2º treino livre Stock Car

SÁBADO19 DE JUNHO

10h00– 10h45: treino classificatório Stock Car (3ª etapa)

13h10: corrida 1 Stock Car (3ª etapa)

13h48: corrida 2 Stock Car (3ª etapa)

DOMINGO20 DE JUNHO

09h10 – 09h55: treino classificatório Stock Car (4ª etapa)

13h10: corrida 1 Stock Car (4ª etapa)

13h48: corrida 2 Stock Car (4ª etapa)

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