Releases Associadas

Sumitomo Rubber do Brasil se inspira em filosofia japonesa para promover o bem-estar social

Instalada na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná, a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil trouxe mais do que o desenvolvimento econômico para a região metropolitana de Curitiba.

Por meio do programa GENKI, criado pelo Grupo Sumitomo Rubber, a empresa ampliou sua atuação social e ambiental no entorno da fábrica e conseguiu resultados expressivos em 2020.

A palavra GENKI tem como um de seus significados a energia em japonês e é uma filosofia e diretriz que tem como objetivo o aprimoramento de relações interpessoais, responsabilidades sociais, bem-estar, avanço tecnológico, contribuição para o meio ambiente dos colaboradores e demais públicos impactados pela operação da empresa.

Veja abaixo cada letra do programa, que carrega em si um significado especial, e os resultados das ações correspondentes que foram destaque em 2020:

G (green / verde) – ações que tenham o objetivo de ajudar a reduzir o aquecimento global, preservar a biodiversidade e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

Dentro dessa vertente, grupos de colaboradores plantaram mais de 500 mudas de árvores nas dependências da fábrica, atividade que incentiva e aumenta o cuidado com a natureza.

E (ecology / ecologia) – ações que auxiliam na redução de emissões de CO2, na conscientização da importância da reciclagem e promoção da gestão ambiental global.

Com temas mensais como economia de energia, meio ambiente e prevenção de incêndio, a empresa criou diversos comunicados e vídeos com conteúdo relevante, levando informações atualizadas para conscientização de todos. Além disso, a Sumitomo Rubber do Brasil preza pela sociedade sustentável e trabalha com responsabilidade ambiental em todos os seus processos.   

N (next / desenvolvimento de novos projetos) – ações que busquem o desenvolvimento de novos produtos e produtos ambientalmente amigáveis, buscando segurança, conforto, economia e qualidade.

No mês de novembro, considerado o mês da Qualidade, a empresa trabalhou com atividades inovadoras para incentivar a participação dos colaboradores e aumentar a conscientização da importância da qualidade.

K (kindness / bem-estar) – ações que promovam o desenvolvimento das pessoas e tornem o trabalho mais recompensador, buscando um ambiente seguro e amigável para os colaboradores.

Em fevereiro de 2020, antes do anúncio da pandemia, a empresa promoveu o Dia da Família, no qual os colaboradores aproveitaram para levar seus familiares para visitar a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil e passar uma manhã diferente e agradável.

No mês considerado da Segurança, em abril do mesmo ano, foram promovidas algumas dinâmicas para enfatizar a importância do tema.

I (integrity / integridade) – ações que contribuam com a sociedade onde estamos inseridos, através de trabalhos voluntários, ações de doações, mantendo a contribuição social em constante movimento.  

Além das doações de cestas de natal para um lar de acolhimento na cidade de Quitandinha, no Paraná, a empresa manteve junto com seus colaboradores, durante a pandemia, uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para beneficiar moradores de Fazenda Rio Grande em situação de vulnerabilidade. A ação apoiou 05 entidades e as doações arrecadadas possibilitaram a montagem de 3.085 cestas básicas. Em dezembro, a empresa doou pneus para uma escola municipal de Fazenda Rio Grande para a construção de um playground que poderá beneficiar até 800 crianças.

“O Programa GENKI é um orgulho para nós do Grupo Sumitomo. Por meio dele conseguimos realizar diversas ações de apoio tanto aos colaboradores quanto à comunidade local. Buscamos ano a ano aperfeiçoar o programa para estar cada vez mais sintonizados com esta proposta de termos um ambiente de trabalho sempre positivo e acolhedor e ainda contribuindo para a comunidade local onde estamos inseridos,” destaca Carine Metring, Coordenadora de Recursos Humanos na Dunlop.

Em paralelo com as ações do GENKI, a empresa também enfatizou ações de segurança referente à Covid-19 e foi criado um comitê de prevenção com patrulhas e mapas de controle, “Kiken Yochi” de prevenção, que significa um formulário de prevenção para mitigar riscos, cartilhas com todos os cuidados necessários e um vídeo com mensagens de conscientização, gravado pelos filhos dos funcionários da fábrica.

As atividades do GENKI continuarão a ser implementadas durante 2021, um ano ainda mais especial para a Sumitomo Rubber do Brasil. A empresa comemora os 10 anos de operação no país com uma série de novidades para marcar a data.

Abril de 2021

Sobre a Dunlop

A Dunlop é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries, com sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,42 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.brfacebook.com/dunlopbrasilinstagram.com/dunloppneusbrasil/

Falken Brasil: https://falkenpneus.cominstagram.com/falkenbrasil/

Informações à imprensa

LVBA Comunicação

 Elisandra Escudero(11) 9 8558-0117elisandra.escudero@lvba.com.br   Rogerio Santana(11) 9 6607-7451rogerio.santana@lvba.com.br