Releases Associadas

Pirelli F1 – Alocações de pneus e regras de uso para os grandes prêmios com corrida sprint de classificação

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Após o recente anúncio da Fórmula 1 e da FIA, a Pirelli agora pode adicionar alguns detalhes extras sobre a alocação de pneus para as corridas sprint de classificação. Para os três finais de semana de grandes prêmios que também sediarão uma corrida sprint de classificação este ano (uma corrida de 100 km que acontecerá no sábado), a distribuição dos pneus será a seguinte:

  • Um total de 12 conjuntos de pneus slick P Zero por piloto (em vez dos habituais 13 para os outros grandes prêmios) compostos de:
  • Seis pneus macios P zero vermelho;
  • Quatro pneus médios P Zero amarelo;
  • Dois pneus duros P Zero branco.
  • Quatro conjuntos de Cinturato intermediário verde e três conjuntos de Cinturato azul de chuva pesada – como é o caso em todas as corridas. No entanto, cada piloto terá direito a um conjunto extra de Cinturato intermediário verde se o treino livre 1, o treino livre 2 ou a classificação forem realizados em condições molhadas. Um outro conjunto de Cinturato intermediário verde também está disponível se a corrida sprint de classificação (no sábado) for disputada no molhado.

As regras exatas sobre como os pneus serão usados no fim de semana ainda estão sendo definidas, então pode haver mais algumas mudanças.

  • Treino livre: no treino livre 1, que acontece por 60 minutos na sexta-feira, cada piloto deve usar dois jogos de pneus (de qualquer composto) e devolver um jogo à Pirelli no final da sessão. No treino livre 2, que dura 60 minutos no sábado, cada piloto pode usar quantos jogos de pneus quiser dentro de sua alocação.
  • Classificação: apenas o pneu macio P Zero vermelho pode ser usado, até um máximo de cinco conjuntos. Destes, um só pode ser usado no Q3 (se o piloto avançar). Nenhum dos pilotos será obrigado a largar para o grande prêmio de domingo com o pneu com o qual estabeleceram seu melhor tempo no Q2. Em vez disso, eles terão uma escolha livre.
  • Corrida sprint de classificação: cada piloto tem uma escolha livre de pneus. No final da corrida sprint de classificação, eles retornarão o conjunto que completou mais voltas. Ao contrário do grande prêmio de domingo, não há parada obrigatória durante a corrida sprint de classificação. Se ela ocorrer em condições de chuva, cada piloto deve devolver um conjunto de pneus Cinturato azul de chuva pesada ou Cinturato intermediário verde após a corrida. A Pirelli os substituirá por um conjunto extra de Cinturato intermediário verde.
  • Grande prêmio: depois de começar a corrida com os pneus que quiseram – sem a necessidade de usar o pneu que fez o melhor tempo no Q2 – cada piloto pode executar sua estratégia preferida, mas a regra que o obriga a usar no mínimo dois compostos e fazer ao menos um pit stop permanece válida. A regra de que cada piloto deve manter dois conjuntos obrigatórios nomeados pela Pirelli para a corrida também se aplica.

Facebook: @pirellibrazil     Twitter: @Pirelli_Br     Instagram: @pirelli_br    Linkedin: @Pirelli

www.pirelli.com

_______________________________________

Mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa 
/ Assessoria de Imprensa da Pirelli
(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br
Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br
Rian Assis – (11) 5053-5117 / rian.assis@nectarc.com.br
Daniel Fideli – (11) 5053-5117 / daniel.fideli@nectarc.com.br