Releases Associadas

Vai pegar a estrada? Confira o checklist essencial para uma viagem segura

  • Cuidados como revisão dos pneus, calibragem e alinhamento garantem maior segurança aos motoristas e passageiros.
  • A manutenção do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros, em rodovias ou perímetro urbano.
  • É recomendável que o motorista siga os prazos estabelecidos no manual do veículo para realização das manutenções preventivas.

SÃO PAULO, 16 de dezembro de 2021 – Com a aproximação do período de férias e das festividades de fim de ano, o cuidado nas estradas deve ser redobrado. De acordo com um estudo gerenciado pelo Detran em 2020, os acidentes e fatalidades de trânsito aumentam no mês de dezembro na comparação com a média dos demais meses. Atitudes simples como uma revisão no veículo fazem parte do planejamento da viagem e podem diminuir imprevistos. Pensando nisso, a  Bridgestone preparou um checklist para quem quer pegar a estrada em segurança.

Revisão dos pneus – Único ponto de contato entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança aos motoristas e passageiros. Garantir a manutenção e as condições adequadas dos diversos componentes do veículo é essencial para garantir uma maior segurança aos motoristas e passageiros – e o pneu faz parte disso. 

Calibragem – Item essencial tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. A pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente para garantir as condições adequadas para circulação, o menor consumo de combustível e desgaste. O proprietário deve respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo, com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km de sua casa) e lembrar de incluir o estepe neste processo (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais).

Alinhamento e o balanceamento – Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Juntamente à calibragem, esses itens são fundamentais para a utilização segura e econômica dos pneus.

Rodízio de pneus – Inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. Deve ser realizado periodicamente, de acordo com manual do veículo, invertendo as posições entre os pneus dianteiros e os traseiros, para equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles.

Substituição – É importante checar regularmente a superfície dos pneus para garantir que a profundidade dos sulcos é suficiente para manter a aderência à pista – ou seja, mínimo de 1,6mm. Se for percebido algum sinal de desgaste é hora de analisar a troca por pneus novos. No caso de bolhas, rasgos ou perfurações, a substituição deve serimediata.

Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone conta com uma ampla rede de revendedores oficiais espalhada por todo o país, pronta para atender as mais diversificadas demandas de seus clientes e realizar todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens.

Para mais informações, acesse www.bridgestone.com.br  

###

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Américas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

Bridgestone

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962

Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br