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Vai viajar? Bridgestone reforça dicas de segurança e ensina quando trocar o pneu do carro

  • Orientações servem para motoristas que devem pegar a estrada durante as festividades de fim de ano.
  • É preciso reconhecer os sinais que ajudam a determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus.
  • Especialista da Bridgestone explica o que fazer em cada situação.

SÃO PAULO, 22 de dezembro de 2022 – Com a proximidade das festas de fim de ano, milhares de brasileiros tomam as estradas para aproveitarem momentos de descanso. Para uma viagem tranquila e sem sustos, é muito importante prestar atenção aos itens de segurança dos veículos. Entre os cuidados, estão os pneus, que são o principal elo entre o veículo e o solo. Eles influenciam diretamente em todo o comportamento dinâmico de um carro e suas boas condições ajudam a garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Realizar a manutenção adequada e reconhecer se já é necessário substituí-los é uma tarefa muito importante, que a Bridgestone explica a seguir.

De acordo com Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, existem muitas variáveis que podem garantir uma vida útil mais longa aos pneus. “A manutenção adequada não só contribui para que o motorista possa rodar com segurança, chegando com tranquilidade para celebrar o fim de ano com amigos e família, como também para economizar, permitindo maior espaçamento entre as trocas por novos pneus”, comenta.

Antes de pegar a estrada, o condutor deve realizar:

Calibragem – Item essencial tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. O proprietário deve respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo, com os pneus frios (procure um posto a no máximo 2 km de sua casa) e lembrar de incluir o estepe neste processo (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais).

Alinhamento e o balanceamento – Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo.

E verificar se é hora de realizar:

Rodízio de pneus – Inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. Deve ser realizado periodicamente, de acordo com manual do veículo.

Troca dos pneus – o motorista deve checar o TWI (Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem). Ele está marcado nos ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e deve ter o limite mínimo de 1,6 mm de profundidade. Quando chega a este limite, sinaliza que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, explica Ayala. 

Caso ocorra a necessidade da troca, como saber qual tipo de pneu é ideal para cada carro? A primeira dica é checar o manual do veículo e verificar quais são as medidas e o índice de carga e velocidade do pneu do carro. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, por exemplo, o pneu 175/70R13 82T tem 175 mm de largura de seção, altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal.  O número 82 é o índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado a velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.

Além destas orientações, é preciso que, em um mesmo eixo do veículo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida), pois podem ser fabricados de forma diferente e com componentes que interfiram no comportamento do veículo. “Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo carro, a não ser em casos nos quais o automóvel já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos super-esportivos”, alerta o especialista.

Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone conta com uma ampla rede de revendedores oficiais espalhada por todo o país, pronta para atender as mais diversificadas demandas de seus clientes e realizar todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens.

Para mais informações, acesse www.bridgestone.com.br  

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Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

Bridgestone

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com – Tel: +55 11 96305-7962

Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria – bridgestone@maquina.inf.br

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