Releases Anip

NOVEMBRO REGISTRA QUEDA DE 1,2% NAS VENDAS TOTAIS DE PNEUS ANTE OUTUBRO, REVELA ANIP (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PNEUMÁTICOS)

Vendas totais no ano registram alta de apenas 0,3%; Números reforçam pessimismo do setor de fechar 2022 em crescimento

As vendas totais de pneus em novembro de 2022 registraram queda de 1,2% em relação a outubro. É o que aponta levantamento setorial mensal realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O recuo é explicado principalmente pela redução de 5,1% nas vendas de pneus para montadoras.

De acordo com a associação, a segunda maior retração ficou com os pneus de carga, que registraram quedas de 6,5% nas vendas para reposição e 2,9% nas vendas para montadoras, resultando no recuo total de 5,3%.

Na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês dos dois anos anteriores, os pneus de carga aparecem novamente como destaque negativo, com quedas de 19,5% ante novembro de 2020 e 9,5% em relação a novembro de 2021.

Nas vendas totais no acumulado do ano, houve pequeno crescimento de 0,3% em novembro quando comparado ao mesmo período de 2021, resultado positivo obtido graças a alta de 2,6% nas vendas totais para passeio e 6,1% em comercial leve, que apresentam modesta recuperação, enquanto os pneus para motocicletas registraram recuo de 4,8% nas vendas de janeiro a novembro de 2022.

Embora o total anual siga com uma leve alta registrada, o setor pneumático não projeta uma perspectiva de melhora em dezembro. A entidade não acredita que as vendas totais de pneus encerrem o ano em crescimento.

“Essa queda nas vendas totais de novembro reflete a perspectiva negativa para o fechamento do ano no setor de pneumáticos. Um dos principais fatores da redução ainda é o impacto da alíquota zero para importação de pneus de carga, que desde janeiro de 2021 vem causando um desequilíbrio no mercado”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Para ter acesso completo ao boletim da ANIP, CLIQUE AQUI

Sobre a ANIP

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Mais informações para a imprensa

Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) – 11 99945-7005

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com – 11 98799-5868

Carol Freitas (carol.feitas@conteudonet.com) – 11 99196-3890