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Webinar discute nova legislação para condutor alcoolizado e possíveis soluções para o mau comportamento no trânsito

Evento, que foi realizado no YouTube, destaca a educação como principal caminho para um trânsito mais seguro

No dia 31 de maio aconteceu o webinar “Maio Amarelo e a segurança no trânsito”, uma realização da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), aberto para todos os públicos. A iniciativa teve como foco fortalecer a campanha Maio Amarelo e discutir as principais mudanças no código de trânsito do Brasil.

Uma dessas novas legislações foi destaque no discurso do Sérgio Carvalho, Diretor Jurídico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que ressalta que a nova lei prevê que o condutor que provocar um acidente poderá sofrer consequências mais severas. 

“Até então, a Secretaria da Previdência Social pagava as despesas de um acidente no trânsito, como hospital e aposentadoria, se fosse o caso. Agora, isso acabou. São abertos vários processos administrativos, inquérito policial, processo previdenciário, entre outros, para garantir direitos trabalhistas da vítima”, explica. Porém, com a nova mudança na lei, é analisado o inquérito policial. “Se houver culpabilidade, o condutor será responsável pelas despesas hospitalares que causou e, não mais a Previdência Social”, frisa Carvalho.

Com o aumento de acidentes no Brasil, José Ramalho, Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) destaca que para mudar essa realidade, a população precisa compreender que compartilha um espaço público e, para isto, é preciso saber quais são os seus direitos e deveres. “O primeiro passo é a educação, que começa com as crianças nas escolas. Assim como foi com o tema meio ambiente, que se aprende desde pequeno a não poluir o planeta. A consciência vem da força dos jovens para serem adultos mais responsáveis.”

Em segundo lugar Ramalho destaca que vem a formação do condutor e, em terceiro, as campanhas, que são pontuais para corrigir temas e hábitos específicos, que vão surgindo no trânsito ou em determinado Estado.

Segundo Carvalho, para ter mais segurança no trânsito é preciso não só de educação, mas de melhorias na engenharia e administração pública. “O brasileiro precisa cumprir e praticar a lei, mas é preciso cobrar a gestão pública sobre suas obrigações. Além disso, falta transparência na segurança e na justiça”, ressalta. Para ele, falta divulgação apropriada para que os brasileiros saibam das mudanças nas leis.

Do lado da indústria, o Presidente Executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, disse que as empresas já estão trabalhando no desenvolvimento de dispositivos que possam inibir determinadas infrações, mas que a maneira mais eficaz para mudarmos os números atuais, é por meio da mudança de pequenos hábitos e comportamentos. “É uma ação coletiva. Todos nós temos que ser mais responsáveis, mais cuidadosos e respeitar a todos no trânsito.”

Para quem quiser assistir ao encontro, o vídeo está disponível no canal oficial da ANIP:

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