Releases Associadas

Lideranças femininas fazem a diferença na preservação ambiental

Michelin desenvolve programa de sustentabilidade com mulheres das comunidades do entorno da Reserva Ecológica Michelin, no sul da Bahia

A Reserva Ecológica Michelin (REM) é uma área de 3.950 hectares no sul da Bahia que atua na restauração e proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. A reserva faz parte do Michelin Ouro Verde Bahia, que aposta no equilíbrio entre o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento social e o crescimento econômico.

Em 2010, em parceria com a Consultoria Ação Ambiental, a Michelin fez um diagnóstico da região, que mostrou incompreensão das comunidades sobre a área, a biodiversidade e a importância da preservação. Por causa disso, desde 2011, é desenvolvido um programa de educação ambiental com jovens e crianças que hoje atua em 5 comunidades, tanto em comunidades rurais, quanto em urbanas e escolas.

Além do diagnóstico, a vivência local apontou a necessidade do desenvolvimento de mulheres líderes locais como multiplicadoras de informação sobre a importância da conservação e sobre o empoderamento delas e de outras mulheres. Em 2021 foi desenvolvido o projeto e piloto e, em 2022, o programa promoveu um projeto de formação básica dentro da REM para 7 mulheres que são lideranças rurais no entorno da reserva. Durante um mês, 6 encontros imersivos com acampamento na mata apresentaram a biodiversidade local, além de debaterem sobre empoderamento feminino.

“Identificamos que eram as mulheres que ocupavam a posição de líderes na configuração familiar das comunidades rurais e em seus espaços de trabalho. Em 2022, o projeto certificou 8 mulheres em 2 turmas e impactou 600 beneficiários indiretos, que foram alcançados pela difusão da informação que elas propagam”, explica Glauce Ferman, Diretora de Comunicação e Marcas da Michelin América do Sul.

Após o ciclo básico, as mulheres recebem um certificado e participam de um Grupo de Sororidade, uma formação continuada em parceria com a Universidade Estadual da Bahia e o Instituto Federal Baiano. Assim, as lideranças femininas passam a ser mentoras de outras mulheres.

“O programa é sensível à interseccionalidade e considera todo tipo de diversidade no processo seletivo para a escolha das lideranças femininas que vão participar das ações de desenvolvimento. Para isso, incluímos no currículo da formação, além de temas relacionados à conservação da biodiversidade, discussões sobre feminismo, raça, gênero e empoderamento”, explica Mônica Pereira, bióloga e Coordenadora do programa de Lideranças Femininas para a Sustentabilidade na Reserva Ecológica Michelin.

A partir de junho de 2023, o projeto vai expandir sua formação e atuar fora da Reserva Ecológica Michelin com uma nova turma de 20 mulheres do Baixo Sul da Bahia com perfil de liderança, que participaram da formação complementar no Instituto Federal Baiano com foco no empoderamento feminino e na agroecologia. Desta turma sairá o grupo selecionado para a imersão da REM para 2024.

Ainda no segundo semestre desse ano, em outubro, acontece o Seminário Regional de Lideranças Femininas, que vai discutir os desafios e avanços das mulheres na região do Baixo Sul da Bahia.

 

Sobre a Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega mais de 132.200 pessoas em todo o mundo e dispõe de 67 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 167 milhões de pneus em 2022 (www.michelin.com.br).