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Pirelli: repetindo fórmula de sucesso de Curitiba, Stock Car terá provas no circuito misto e no anel externo em Goiânia

PNEUS PIRELLI P ZERO E CINTURATO ESTÃO PRONTOS PARA MAIS UM GRANDE DESAFIO NA TEMPORADA 2021 #PirelliNaStockCar

Goiânia, 14 de setembro de 2021 – Depois de rodadas em sequência no Paraná, com uma etapa disputada no circuito misto e outra no anel externo doAutódromo Internacional de Curitiba, a Stock Car repete a fórmula de sucesso, agora na capital do estado de Goiás. O Autódromo de Goiânia será o palco para a oitava e nona etapas da temporada 2021 da categoria, dias 18 e 19 de setembro. Ao contrário do que ocorreu em Curitiba, quando as etapas foram separadas por uma semana, ambas serão disputadas com diferença de um dia, sábado no circuito misto e domingo no anel externo.

Goiânia é uma das pistas de maior tradição na história da Stock Car, tendo recebido a categoria apenas cinco anos após sua inauguração em 1974. Para as duas etapas que serão realizadas no autódromo goiano, a Pirelli levará os mesmos compostos utilizados no campeonato do ano passado, com a marca italiana mantendo a nova medida do pneu Cinturato, de chuva, que em 2020 ficou nas mesmas dimensões do pneu de pista seca, o P Zero: a medida cresceu de 285/645-18 para 305/660-18, formato que teve ótima aceitação por pilotos e chefes de equipe da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Nunca é demais ressaltar que todos os pneus da Stock Car, exclusivos para a categoria, foram fabricados nas plantas especializadas em competição da Pirelli na Europa (as mesmas que também fabricam os pneus de Fórmula 1, inclusive), localizadas em Ismit, na Turquia, e em Slatina, na Romênia. Toda a produção para a temporada 2021 foi feita em lote único, o que representa o compromisso da Pirelli com a qualidade e segurança de seus produtos. Isso propicia também um maior equilíbrio técnico, evidenciado mais uma vez na temporada atual com uma disputa ferrenha pelo título, tanto entre os pilotos como entre as equipes.

“Goiânia é das pistas favoritas de muitos dos pilotos na Stock Car, justamente por possuir um traçado de alta velocidade, que permite a eles que acelerem os carros ao limite. Para a Pirelli, a atenção maior ficar por conta dos pneus no lado esquerdo do carro, com foco no traseiro. Isso em razão, principalmente, da curva 1, à direita, logo após a reta principal, que exige um grande apoio no lado esquerdo do carro. Porém, temos plena confiança no nosso produto, inclusive, com relação ao uso do anel externo da pista, que também exigirá uma demanda grande desse mesmo lado”, diz Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Em busca do tetracampeonato na Stock Car, o paulistano Daniel Serra saiu de Curitiba com a liderança da tabela de pilotos mantida. O piloto da Eurofarma RC tem 243 pontos na ponta da classificação, seguido de perto por Gabriel Casagrande, da A. Mattheis Vogel Motorsport, com 232 na vice-liderança. Entre as equipes, a disputa também é acirrada, com a Eurofarma RC liderando com 273 pontos, seguida da Ipiranga Racing em segundo com 255 e a RCM Motorsports em terceiro lugar com 249.

A Band é a responsável por exibir a Stock Car na TV aberta. Além disso, o SporTV segue como parceiro da categoria para as transmissões em TV fechada. O SporTV transmite o treino classificatório para a oitava etapa, em Goiânia, no sábado às 11h, enquanto as corridas, no mesmo dia, serão ao vivo na Band e no SporTV a partir das 13h40. Já no domingo, o classificatório para a nova etapa será às 10h30, com as corridas começando às 13h10. O canal oficial da Stock Car no YouTube, o site motorsport.com e o Facebook do Auto Vídeos também transmitirão ao vivo a etapa.

Foto: Duda Bairros/Vicar

PNEUS DISPONÍVEIS

Pista seca: P Zero na medida 305/660-18

Pista molhada: Cinturato na medida 305/660-18

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):        

Abrasividade da pista: (4)

Força lateral: (4)

Pneu mais exigido (traseiro esquerdo)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO:

Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-2,0°)

Cambagem recomendada traseira: (-0,0°)

Calibragem recomendada a frio: 26 PSI

Calibragem recomendada a quente: 32 PSI

SEXTA-FEIRA17 DE SETEMBRO

11h15– 12h25: treino livre Stock Car – circuito misto

SÁBADO18 DE SETEMBRO

11h00– 11h45: treino classificatório Stock Car – circuito misto (8ª etapa)

13h40– 14h13: corrida 1 Stock Car – circuito misto (8ª etapa)

14h18– 14h51: corrida 2 Stock Car – circuito misto (8ª etapa)

DOMINGO19 DE SETEMBRO

10h30– 11h15: treino classificatório Stock Car – anel externo (9ª etapa)

13h10– 13h43: corrida 1 Stock Car – anel externo (9ª etapa)

13h48– 14h21: corrida 2 Stock Car – anel externo (9ª etapa)

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