Releases Associadas

SUMITOMO RUBBER INDUSTRIES RECEBE PRÊMIOS INTERNACIONAIS DE INOVAÇÃO E EXCELÊNCIA PARA TECNOLOGIA DE PNEUS

 

A Sumitomo Rubber Industries recebeu prêmios em duas categorias no “Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence” (“Prêmios Internacionais de Inovação e Excelência para Tecnologia de Pneus”), um dos principais eventos da “Tire Technology Expo 2023”, que aconteceu em Hannover, na Alemanha.

Especificamente, o Grupo recebeu um prêmio na categoria “Inovação de materiais do ano” pelo seu “Projeto de Biopolímeros Sintetizados”, bem como um prêmio na categoria “Revelação do ano em P&D” pelo “Progresso de Avaliação de Enzimas”.

O Dr. Yukino Miyagi, gerente do Departamento de Planejamento de Materiais da sede de Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais da Sumitomo Rubber, e o Dr. Bernd Löwenhaupt, diretor administrativo da Sumitomo Rubber Europa GmbH) participaram pessoalmente da cerimônia de premiação.

Em seus discursos, eles agradeceram aos muitos pesquisadores cujo trabalho colaborativo nesses projetos tornou esses prêmios possíveis. Eles também enfatizaram que o Grupo Sumitomo Rubber está sempre trabalhando duro para contribuir para a realização de uma sociedade sustentável de acordo com sua Política de Sustentabilidade de Longo Prazo.

A Sumitomo Rubber está sempre comprometida não apenas em promover essas pesquisas avançadas, mas também em promover atividades cooperativas com várias partes interessadas para transformar a borracha natural em um recurso sustentável para o futuro. Por meio desses esforços, o Grupo espera garantir um fornecimento estável de matérias-primas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental dos produtos que fornece, para que possa contribuir para o desenvolvimento e a prosperidade de sociedades sustentáveis.

Projeto de Biopolímeros Sintetizados

Por meio da pesquisa colaborativa da Sumitomo Rubber com a Universidade Tohoku, Universidade Kanazawa, Universidade Saitama e RIKEN para estudar uma enzima derivada do tomate (que é estruturalmente semelhante à enzima (sintase) envolvida na biossíntese da borracha natural), a empresa conseguiu sintetizar um biopolímero com uma estrutura não encontrada na natureza.

Aproveitando ao máximo o SPring-8 Synchrotron Radiation Facility (“Instalação de Radiação Síncrotron”), o Grupo primeiro revelou a estrutura de uma enzima derivada do tomate, que tem estrutura semelhante à sintase da borracha natural.

Em seguida, foi identificado o segmento específico da borracha natural que desempenha um papel fundamental no controle do comprimento da cadeia polimérica na borracha natural. Depois, foi substituído esse segmento na enzima de tomate acima mencionada para criar uma “Enzima de Tomate Modificada”. Usando essa enzima modificada como catalisador, a empresa conseguiu sintetizar um biopolímero que apresenta uma estrutura não encontrada na natureza.

A empresa também descobriu que o uso desta “Enzima de Tomate Modificada” como catalisador permitia a síntese a partir de monômeros diferentes dos monômeros iniciais, tipicamente envolvidos na iniciação da polimerização. Aproveitando essa característica, conseguiu sintetizar biopolímeros inteiramente novos incorporando monômeros iniciais que podem ser selecionados à vontade.

 

Progresso da avaliação da enzima do tomate

Graças à pesquisa colaborativa com a Universidade Saitama, a Universidade Tohoku e a Universidade Kanazawa, a Sumitomo Rubber inventou uma nova técnica para avaliar enzimas que utilizam membranas artificiais chamadas “nanodiscos”, onde as técnicas de avaliação convencionais que usam membranas naturais são limitadas devido à contaminação por impurezas naturais, esta nova técnica resolve esse problema para permitir uma precisão muito maior nas avaliações. Além disso, também conseguiram ativar funções-chave de sintases de borracha natural nessas membranas artificiais.

Realizada anualmente na Europa desde a sua criação em 2001, a “Tire Technology Expo” é uma conferência e feira que reúne fabricantes de pneus, fornecedores de materiais, institutos de pesquisa do setor público e outras partes interessadas para relatar e compartilhar os resultados das pesquisas mais recentes relacionadas a pneus e fabricação de pneus. Um dos destaques da Expo é a cerimônia de premiação, com prêmios apresentados em 12 categorias para realizações de destaque em pesquisa e tecnologia etc.

 O Grupo Sumitomo Rubber acredita que os dois prêmios deste ano são uma prova positiva do amplo reconhecimento que conquistaram de toda a indústria de pneus para as suas atividades inovadoras de desenvolvimento de materiais, bem como as capacidades técnicas gerais. A empresa continuará avançando nesta e em outras linhas de pesquisa garantindo um fornecimento estável de borracha natural ao mesmo tempo em que fornece pneus mais seguros com menor impacto ambiental para maior tranquilidade geral. Através deste processo, o Grupo espera fazer contribuições positivas para o desenvolvimento e prosperidade de sociedades sustentáveis ​​para o futuro.

 Os dois prêmios deste ano elevam para seis o total de “Prêmios Internacionais de Inovação e Excelência para Tecnologia de Pneus” recebidos pela Sumitomo Rubber até o momento. Anteriormente, a empresa venceu em 2010 por sua “Tecnologia de pneus Run-Flat de quarta geração”, em 2017, pela “Tecnologia de desenvolvimento de novos materiais ADVANCED 4D NANO DESIGN”, em 2019, pela “Tecnologia SENSING CORE” e em 2022 por sua “Tecnologia de Desempenho Sustentável.”

 

 

Maio de 2023

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões. Visite e acompanhe nas redes sociais:

Dunlop Brasil: www.dunloppneus.com.brfacebook.com/dunlopbrasilinstagram.com/dunloppneusbrasil/

Falken Brasil: www.falkenpneus.com/instagram.com/falkenbrasil/

Informações à imprensa

LVBA Comunicação

Elisandra Escudero

(11) 9 8558-0117

elisandra.escudero@lvba.com.br

Rogério Santana

(11) 9 6607-7451

rogerio.santana@lvba.com.br