Releases Anip

VENDAS TOTAIS DE PNEUS REGISTRAM QUEDA DE 6% EM SETEMBRO FRENTE A AGOSTO, REVELA ANIP (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PNEUMÁTICOS)

As vendas totais de pneus registraram queda de 6% em setembro em relação a agosto. É o que aponta levantamento setorial realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O recuo registrado no nono mês deste ano é reflexo direto da queda de 9,6% nas vendas para montadoras e de 4,7% para o mercado de reposição. Os dados fazem parte de estudo realizado mensalmente pela ANIP, representante da indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil.

De acordo com a associação, a segunda maior retração ficou para o segmento de carga, com 5,3% de queda nas vendas totais e 8% de recuo nas vendas para o mercado de reposição. A queda em parte é atribuída à concorrência desleal dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal, em janeiro de 2021.

Para Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, o setor de pneus deve fechar o ano com crescimento próximo de zero. “Não sentimos recuperação das vendas e para agravar ainda mais a situação, estamos enfrentando o surto da importação de pneus de carga, que através de medida do governo, são beneficiados com a alíquota zero de imposto de importação”, diz. O relatório da ANIP aponta que o setor amargou um crescimento de apenas 0,2% nas vendas entre janeiro e setembro de 2020, na comparação com igual período do ano anterior. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas para as montadoras, que ainda não estão nos níveis anteriores à pandemia, mas seguem em trajetória de recuperação.

Para ter acesso completo ao boletim da ANIP, CLIQUE AQUI.

Sobre a ANIP

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 10 empresas e 21 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.

Mais informações para a imprensa

Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com) – 11 99945-7005

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com – 11 98799-5868 Carol Freitas (carol.feitas@conteudonet.com) – 11 99196-3890